Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17452
Tipo do documento: Dissertação
Título: Web jornal e tecnologias digitais no ensino fundamental: mediações e possibilidades de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Newspaper web and digital technologies in elementary school: mediations and learning possibilities
Autor: Silva, Jorge Vinicius Rodrigues da 
Primeiro orientador: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Segundo membro da banca: Lima, Álvaro José Rodrigues de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem a partir da elaboração, planejamento, produção e edição de um Web Jornal no YouTube com estudantes. A pesquisa se originou numa instituição pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, campo de atuação profissional do pesquisador, que, em sua prática docente, realizou experiências com esta abordagem pedagógica em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, desde o ano de 2016. Para tal, a fundamentação teórica se estrutura na articulação dos conceitos de mediação, mediação tecnológica (VYGOTSKY,1993; MORAN et al, 2000; 2006; CERIGATTO, 2015) e aprendizagem significativa; (AUSUBEL, 1980; MOREIRA e MASINI, 1982). Cabe destacar que as ações da pesquisa de campo com estudantes a ser realizada em 2020 não ocorreu devido à pandemia. Assim, a metodologia adotada inicialmente como norteadora das ações e da coleta/produção de dados, a pesquisa-ação (LIMA, 2008) com ênfase qualitativa, participativa no trabalho de campo foi revista. O novo desenho metodológico passou a ancorar-se na metodologia de desenvolvimento do produto/processo educacional (RIZZATTI et al, 2020).
Abstract: This work aims to develop a teaching-learning pedagogical proposal from the elaboration, planning, production and editing of a Web newspaper on YouTube with students. The research originated in a municipal public institution in the city of Rio de Janeiro, the researcher's professional field, which in his teaching practice has experimented with this pedagogical approach with classes from the 5th year of elementary school I, since 2016. For such, the theoretical foundation is structured in the articulation of the concepts of mediation, technological mediation (VYGOTSKY, 1993; MORAN et al, 2000; 2006; CERIGATTO, 2015) and meaningful learning; (AUSUBEL, 1980; MOREIRA and MASINI, 1982). It should be noted that the actions of field research with students to be carried out in 2020 did not occur due to the pandemic. Thus, the methodology initially adopted as a guide for actions and data collection / production, action research (LIMA, 2008) with a qualitative, participatory emphasis on fieldwork was reviewed. The new methodological design started to be anchored in the methodology of product development / educational process (RIZZATTI et al, 2020).
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino
Mediação
Tecnologia educacional
Mediação tecnológica
Web jornal
Elementary education
Web Newspaper
Technological mediation
Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SILVA, Jorge Vinicius Rodrigues da. Web jornal e tecnologias digitais no ensino fundamental: mediações e possibilidades de aprendizagem. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17452
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jorge Vinicius Rodrigues da Silva - 2020 - Completa.pdf825,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.