Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17457
Tipo do documento: Tese
Título: Movimentos migratórios e seus ‘fazeressaberes’ culinários nos/dos/com os cotidianos como questão curricular
Título(s) alternativo(s): Migratory movements and their culinary 'fazeressaberes' ineverydaylife
Autor: Toja, Noale de Oliveira 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Silva, Leonardo Amaro Nolasco da
Segundo membro da banca: Martins, Alice Fátima
Terceiro membro da banca: Reis, Leonardo Rangel dos
Quarto membro da banca: Delboni, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera
Resumo: Esta tese de doutorado criada no processo da pesquisa do curso de doutoramento em Educação na linha de pesquisa ‘Cotidianos e Redes Educativas’ – ProPEd/UERJ, conversa com alguns possíveis caminhos criados pela migração e a comida, deixando-os emergir como artefatos curriculares e tessituras de conhecimentossignificações. É uma caminhada inspirada pelas narrativas da família de migrantes da pesquisadora, pelos acontecimentos e o entendimento do que são as pesquisas com os cotidianos que deslizam entre conversas com personagens conceituais: os autores que a orientaram na pesquisa, os filmes acerca da migração e da comida vistosouvidossentidospensados, narrativas dos integrantes do GrPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons, e a comida. O último capítulo ou deslocamento deste trabalho são narrativas na virtualidade, em imagens e sons de heranças dos discentesdocentes integrantes do GrPesq – com destaque para a questão da importância da cozinha e seus preparos nos movimentos migratórios, criando assim, a série ‘Saindo do forno, conversas de cozinha”. As conversas foram o tempero principal, e neste espaçotempo, também o modo de saberfazer dessas fabulações.
Abstract: This doctoral thesis created in the process of research in the doctoral course in Education in the line of research Daily and Educational Networks - ProPEd / UERJ, talks with some possible paths created by migration and food, letting them emerge as curricular artifacts and knowledge tessituras significances. It is a walk inspired by the narratives of the researcher's migrant family, the events and the understanding of what is the research with daily life that glides between conversations with conceptual characters: the authors who guided her in the research, the films about migration and food seen, thoughtfelt, narratives of the members of GrPesq everyday curricula, educational networks, images and sounds and food. The last chapter or displacement of this work are narratives in virtuality, in images and sounds of inheritances of the students that aremembers of GrPesq – with emphasis on the issue of the importance of the kitchen and its preparations in migratory movements, thus creating the series 'Coming out of the oven, kitchen conversations'. The conversations were the main seasoning, and in this spacetime, also the way to knowmake these fabulous.
Palavras-chave: Cook
Migratory Movements
Everyday
Curriculum Educational
Networks
Comida
Cozinha
Movimentos migratórios
Cinema
Cotidianos
Currículos
Redes Educativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TOJA, Noale de Oliveira. Movimentos migratórios e seus ‘fazeressaberes’ culinários nos/dos/com os cotidianos como questão curricular. 2021. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17457
Data de defesa: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Noale de Oliveira Toja - 2021 - Completa.pdf3,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons