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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da tipologia à imagologia: personagem e ponto de vista em E. M. Forster
Título(s) alternativo(s): From typology to imagology: character and point of view in the works of E. M. Forster
Autor: Berbat, Vinício Lima 
Primeiro orientador: Souza, Nabil Araújo de
Primeiro membro da banca: Pinho, Davi Ferreira de
Segundo membro da banca: Amaral, Sérgio Alcides Pereira do
Resumo: Em Aspectos do romance (1927), E. M. Forster discorre a respeito do que ele considera como as partes essenciais de um romance. No capítulo sobre personagens, o autor aborda uma questão já muito discutida à época: a do ponto de vista narrativo. Enquanto romancista e crítico, no entanto, Forster não considera a questão como central para os estudos narrativos, no lugar dedicando a maior parte do capítulo à distinção entre personagens planas e redondas. Para o autor, discussões sobre ponto de vista seriam um preciosismo mais importante para os críticos do que para os leitores ou para o romancista, cuja preocupação maior seria fazer a obra “tocar” o leitor. Aos longo dos anos, a obra crítica de Forster se destacou justamente pela distinção entre tipos de personagens delineada por ele, mas, de lá para cá, enquanto críticos como Antonio Candido, por exemplo, se apoiaram em sua tipologia, outros se opuseram ao rechaço de Forster ao ponto de vista. Sobre uma de suas obras mais aclamadas, o romance Uma passagem para a Índia (1924), seria possível afirmar que seu sucesso se deve apenas a um bom mix de personagens (planas e redondas) e a uma trama que “toca” o leitor? Por trás da construção das personagens principais não haveria uma perspectiva enunciativa que guiaria o leitor e interferiria na caracterização tanto dos protagonistas quanto das personagens secundárias? Uma voz, um narrador, com sua perspectiva enunciativa, não traria para a descrição das personagens e para a organização do enredo como um todo gostos, opiniões e visões de mundo perceptíveis na própria linguagem? Esta pesquisa buscou responder justamente a essas e outras perguntas, colocando partes da obra ficcional de Forster em diálogo cerrado com sua visão crítica, com o intuito de identificar marcas linguísticas que evidenciam uma voz e seu ponto de vista no romance supracitado. Para tal, foram usadas como aporte teórico-metodológico teorias como a do dialogismo e a noção de heterodiscurso de Mikhail Bakhtin, estudos de Daniel-Henri Pageaux sobre imagologia e imaginário, a abordagem enunciativa do ponto de vista (PDV) de Alain Rabatel e a visão de Dominique Maingueneau sobre posicionamento discursivo e formação de ethos narrativo. Essas obras serviram para mapear o romance de Forster, destacando evidências linguísticas de um ponto de vista que nortearia a construção de suas personagens e enredo e sem o qual a obra não seria reconhecida como é hoje
Abstract: In Aspects of the Novel (1927) E. M. Forster dwells upon what he considers to be the essential parts of a novel. In the chapter about characters he tackles an already highly discussed topic at the time: that of narrative point of view. As a novelist and critic however, Forster does not deem it a key topic in narrative studies, dedicating most of the chapter to distinct flat from round characters. According to him, debates about narrative point of view would be a caprice, more important to the critics than to readers or to the novelist, whose main concern would be to “bounce” the reader. Throughout the years, Forster’s critical work stood out especially due to his distinction between the two character types, but, since then, while critics such as Antonio Candido, for instance, leant on his typology, others opposed his distaste for narrative point of view. Concerning one of his most acclaimed works, the novel A Passage to India (1924), would it be possible to argue that it owes its success exclusively to a good mix of (flat and round) characters and a plot that “bounces” the reader? Behind the construction of the main characters wouldn’t there be an enunciative perspective guiding the reader and interfering in both the protagonists’ and the secondary characters’ characterisation? Wouldn’t a voice, a narrator, with its enunciative perspective, describe characters, the plot and organise it as a whole according to its own tastes, opinions and worldview, all perceivable in language itself? This research sought to answer exactly these and other questions, putting side to side parts of Forster’s fictional work and his critical stances, with the purpose of identifying linguistic marks that highlight a voice and its point of view in the aforementioned novel. For such, were used as theoretic and methodological support Mikhail Bakhtin’s dialogism and the notion of heteroglossia, Daniel-Henri Pageaux’s studies on imagology and imaginary, Alain Rabatel’s enunciative approach of point of view (PDV, in Portuguese), and also Dominique Maingueneau’s view on discursive stance and the formation of narrative ethos. These works helped in the mapping of Forster’s novel, emphasizing linguistic evidence of a point of view that would lead the building of its characters and the plot and without which the novel wouldn’t be recognised as it is today
Palavras-chave: Character
Point of view
Image
Personagem
Ponto de vista
Imagem
E. M. Forster
Forster, E.M. (Edward Morgan), 1879-1870 – Crítica e interpretação
Forster, E.M. (Edward Morgan), 1879-1870. Uma passagem para a Índia
Personagens literários
Ponto de vista (Literatura)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BERBAT, Vinício Lima. Da tipologia à imagologia: personagem e ponto de vista em E.M. Forster. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17474
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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