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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17477
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tarefa de Percepção de Perigo (HPT) no trânsito brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Hazard Perception test in the Brazilian |
Autor: | Santana, Tais Areta Aparecida de |
Primeiro orientador: | Dáquer , Egas Caparelli Moniz de Aragão |
Primeiro coorientador: | Alves , Heloisa Veiga Dias |
Primeiro membro da banca: | Simões, Elington Lannes |
Segundo membro da banca: | Nigri, Flávio |
Terceiro membro da banca: | Madereira, Eugenio Pacelle Queiroz |
Resumo: | As colisões de trânsito representam uma das maiores causas de morte violenta e invalidez em todo o mundo. Em países, que segundo a classificação da Organização das Nações Unidas, apresentam predominância de renda econômica baixa e média, como o Brasil, as estatísticas de mortalidade são significativamente maiores, em comparação com as estatísticas de países ricos, provavelmente refletindo padrões menos exigentes de segurança no trânsito. No Brasil, dados oficiais apontam para 23,4 fatalidades para cada 100.000 habitantes, comparadas a 10,6 fatalidades por grupo de 100.000 habitantes nos Estados Unidos e 6,0 no Canadá (Global Status Report on Road Safety, 2015). Conduzir veículos exige habilidades motoras e cognitivas, tais como a percepção de perigo. O teste de percepção de perigo (HPT) tem sido diretamente associado ao risco de colisão, envolvendo processos cognitivos diferentes, tais como a rapidez com a qual se detecta o perigo, qualificação da gravidade do perigo e tomada de decisões (Darby et al., 2009; McKenna & Horswill, 1999; Quimby et al., 1986; Wells et al., 2008). Países como Grã-Bretanha Austrália, Holanda e implantaram a percepção de perigo como um componente regular dos testes para a habilitação. Já no Brasil, os candidatos passam por um exame que tem características de triagem clínica e não avalia as habilidades cognitivas em um contexto específico. De tal maneira é evidente que há demanda por procedimentos clínicos com melhor sensibilidade diagnóstica para observar habilidades cognitivas fundamentais como a percepção de perigo. O objetivo deste estudo foi empregar uma versão adaptada do Teste Estático de Percepção de Perigo (s-HPT) em condições brasileiras padronizadas. Os resultados sugerem que a habilidade dos condutores de perceber perigos depende da pratica e experiência e estão em acordo com estudos anteriormente realizados em outros países |
Abstract: | Traffic collisions are a major cause of violent death and disability worldwide (Goldman & Ausiello, 2009). In developing countries, mortality rates are significantly higher when compared to other countries. In Brazil, official data show 23.4 fatalities per 100,000 inhabitants, compared to 10.6 in the United States and 6.0 in Canada (Global Status Report on Road Safety, 2015). Driving requires specific motor and cognitive skills, such hazard perception. The Hazard Perception Test (HPT) assesses a drivers' ability to identify or anticipate dangerous situations in traffic (Horswill & McKenna, 2004) and taps into different cognitive processes, such as speed to detect the hazard, judgment of hazard severity, and decision-making. The HPT has been directly associated with the risk of collision (Darby et al., 2009; McKenna & Horswill, 1999; Quimby et al., 1986; Wells et al., 2008). Many countries, such as Australia and Great Britain, have made hazard perception a regular component of the driving test. In Brazil, however, candidates undergo an exam that has the characteristics of a clinical screening and does not assess context-specific cognitive abilities. Thus, there is a clear demand for clinical procedures with greater diagnostic sensitivity that address fundamental abilities such as hazard perception. The goal of the study was to employ an adapted version of the static Hazard Perception Test (s-HPT) under standardized Brazilian conditions. Results indicated that drivers' ability to perceive hazards is clearly dependent on expertise. The results are in accordance with previous studies conducted in other countries |
Palavras-chave: | Trânsito Cognição Medicina preventiva Medicina automotiva Acidentes de trânsito Direção segura Percepção de perigo Cognição Vehicular accident Hazard perception Cognition Safety driving |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas |
Citação: | SANTANA, Tais Areta Aparecida de. Tarefa de Percepção de Perigo (HPT) no trânsito brasileiro. 2017. 40 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17477 |
Data de defesa: | 23-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Médicas |
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Dissertação - Tais Areta Aparecida de Santana - 2017 - Completa.pdf | 18,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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