Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17483
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcional |
Título(s) alternativo(s): | Causal conjunctive relations and textual sequence: narratives of children's and youth’s literature from a systemic-functional perspective |
Autor: | Caldas, Luiz Eduardo Cardoso ![]() |
Primeiro orientador: | Dutra, Vania Lúcia Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Schlee, Magda Bahia |
Segundo membro da banca: | Azeredo, José Carlos Santos de |
Terceiro membro da banca: | Santos, Leonor Werneck dos |
Quarto membro da banca: | Hawad, Helena Feres |
Resumo: | Com base no conceito de relações conjuntivas causais de Halliday & Hasan (1976) e no de sequência textual narrativa de Adam (1992 e 2011), esta pesquisa visa a investigar o papel de estruturas de causalidade na construção de narrativas literárias infantis e juvenis. Para isso, foram selecionados como corpus de análise quinze livros da obra infantil e juvenil de Sylvia Orthof, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado, cinco obras de cada um desses autores. O objetivo principal é a investigação de qual(is) momento(s) da sequência narrativa apresenta(m) maior incidência de relações conjuntivas causais – partindo do princípio de que um maior uso dessas estruturas nos textos será indício de uma maior necessidade delas na constituição dessa(s) etapa(s) da narrativa. Os dados observados mostraram uma maior incidência de relações de causalidade na penúltima etapa da sequência textual narrativa, a saber, o desenlace, haja vista ser uma etapa preponderante da trama narrativa, em que se observam precipuamente as transformações de predicado que as personagens sofrem – entendendo o predicado como as propriedades inerentes ou circunstancias das personagens. A pesquisa concilia formação leitora e análise linguística, demonstrando não só que a causalidade está a serviço da narrativa, como também que há mais meios de se expressar a noção de causa do que os elencados pela tradição gramatical. Contribui, simultaneamente, para os estudos funcionalistas da causalidade no português e para os estudos de coesão por meio da conjunção – no sentido sistêmico-funcional do termo. Confirma, ainda, que a literatura infantil e juvenil é não só um material interessante e profícuo para atividades de leitura e análise linguística no ensino de português, mas também uma valiosa fonte para pesquisas linguísticas em diversas áreas |
Abstract: | Based on the concepts of causal conjunctive relations by Halliday & Hasan (1976) and on the narrative textual sequence by Adam (1992 and 2011), this research aims to investigate the role of causal structures in the construction of literary narratives for children and youth. For this purpose, fifteen books of children's and youth's work by Sylvia Orthof, Pedro Bandeira and Ana Maria Machado, were selected as the corpus of analysis, being five books by each of these authors. The main objective is to investigate which moment(s) of the narrative sequence present(s) the highest incidence of causal conjunctive relationships - assuming that a more frequent use of these structures in texts will indicate a greater need for them in the constitution of these stage(s) of the narrative. The observed data showed a higher incidence of causal relationships in the penultimate stage of the narrative textual sequence, namely, the outcome, as it is a preponderant stage of the narrative plot, in which the predicate transformations that the characters undergo – understanding the predicate as the inherent properties or circumstances of the characters. The research combines reader training and linguistic analysis, demonstrating not only that causality is at the service of the narrative, but also that there are more ways to express the notion of cause than those listed by the grammatical tradition. It simultaneously contributes to functionalist studies of causality in Portuguese and to studies of cohesion through conjunction – in the systemic-functional sense of the term. It also confirms that children's and youth literature is not only an interesting and fruitful material for reading activities and linguistic analysis in the teaching of Portuguese, but also a valuable source for linguistic research in several areas |
Palavras-chave: | Relações conjuntivas causais Sequências textuais narrativas Transformação de predicados Leitura Ensino Literatura infantojuvenil brasileira – História e crítica Linguística Língua portuguesa – Estudo e ensino (Educação permanente) Conjunctive causal relationships Narrative textual sequences Predicate transformation Reading Teaching |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CALDAS, Luiz Eduardo Cardoso. Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcional. 2021. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17483 |
Data de defesa: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Luiz Eduardo Cardoso Caldas - 2021 - Completa.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.