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Tipo do documento: Tese
Título: Marcas linguísticas da fruição no discurso docente e seus ecos na ressignificação da formação do aluno-leitor
Título(s) alternativo(s): Marcas linguísticas de fruición en el discurso docente y sus ecos en la resignificación de la formación del alumno-lector
Linguistic marks of fruition in the teaching discourse and its echoes in the resignification of the student-reader
Autor: Santos, Marizeth Faria dos 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Perim, Regina Silva Michelli
Terceiro membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Quarto membro da banca: Freitas, Fernanda Farias de
Resumo: Esta pesquisa estuda marcas linguísticas expressivas no discurso de professores participantes de ações projeto de leitura A VOZ/VEZ DO LEITOR reveladoras da fruição em sua trajetória de professor/leitor e, em que medida a sua formação deste pode ser determinante para formar alunos leitores-fruição. Investiga se tais marcas linguístico-discursivas, carregadas de subjetividade, expressam, na trajetória de leitores docentes, a presença da fruição, com potencial de, por meio de uma prática pedagógica autêntica, ressignificar a formação de alunos-leitores-fruição, contribuindo para uma sólida construção de identidade e autonomia leitoras. Os aportes teóricos que constituem base para o desenvolvimento desta pesquisa correspondem à confluência das teorias linguísticas e estudos voltados para a abordagem de texto e de discurso, priorizando as contribuições oferecidas por Bakhtin, Brait, Charaudeau, Maingueneau, Koch, Fávero, Orlandi. Além desses, foram fundamentais as reflexões sobre leitura e ensino de Abreu, Barthes, Freire, Geraldi, Kleiman, Lajolo, Pennac, Silva, Vargas, Yunes, Zilberman, além das contribuições filosóficas de Harbermas e Heidegger. Acrescentam-se as bases gramaticais para as análises dos fatos linguísticos nos depoimentos docentes e, em alguns destaques, discentes, investigados sob a luz dos estudos de Azeredo, Bechara, Cunha, Perini, Vilela & Koch, Mateus et alli, Neves. Nesse sentido, o corpus foi analisado, numa perspectiva intercomunicante, dos aspectos qualitativos e dos quantitativos, considerando professores de diferentes componentes curriculares do Ensino Fundamental II em 3 redes públicas municipais distintas: de Niterói (RJ), de Canela (RS) e de Nova Petrópolis (RS). Tal análise comparativa teve o intuito de observar, por meio de uma pesquisa-ação, em cidades com próximos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as aproximações e divergências de elementos relevantes na formação do professor e do aluno leitores em regiões distintas do sistema educacional e histórico-cultural brasileiro, a partir de vivências em práticas leitoras do A VOZ/VEZ DO LEITOR e estudo de depoimentos, para verificar o papel fundamental da fruição no percurso de leitor do professor e os respectivos ecos para formar o aluno-leitor
Abstract: This research studies significant linguistic marks in the speech of teachers, who took part into actions of the reading project “The voice/turn of the reader” which reveal the fruition in his/her path as a teacher/reader and to what extent his/her training shall be decisive for the formation of reader/fruition students. It investigates if such linguistic discursive marks, full of subjectivity, express in the path of teacher-readers the presence of fruition with a potential to, through a genuine pedagogical practice, give new significance to the development of reader-fruition-students; so far, contributing to a solid construction of identity and reading autonomy. The theoretical input, which is the basis for the development of this research, reflects the junction of linguistic theories and studies dedicated to the approach of texts and discourse, prioritizing the contributions offered by Bakhtin, Brait, Charaudeau, Maingueneau, Koch, Fávero and Orlandi . Besides, it had been essential the reflections about reading and teaching observed in Abreu, Barthes, Freire, Geraldi, Kleiman, Lajolo, Pennac, Silva, Vargas, Yunes and Zilberman . Furthermore, it had been considered the philosophical contribution from Harbermas and Heidgger. Moreover, the grammatical basis to the analyses of the linguistic facts seen on the teachers’ talk and, in some cases, students’ is added; this scanning took into account the studies of Azeredo, Bechara, Cunha, Perini, Vilela & Koch, Mateus et alli, Neves. Hence, the corpus was analyzed into the intercommunicating perspective of the qualitative and quantitative aspects. Therefore, it considered teachers inserted in different curriculum components of the elementary school (from the sixth to the ninth year) located in three distinct public educational systems: Niterói (RJ), Canela (RS) and Nova Petrópolis (RS). Such comparative analyses aimed to observe, through an action-research, cities that present a considerable equivalence in their Human Development Indices, especially the Basic Education Development Indices. Also, the analyses focused on the similarities and divergences of elements in the education of teachers and students, considering those different regions already mentioned along with different educational systems, varied historical cultural background and experiences obtained on the reader training on the Voice/turn project. At last, it considered the study of the statements, to verify the fundamental role of fruition in the teacher’s path as a reader and its respective consequences for the student-reader education
Esta investigación estudia las marcas lingüísticas expresivas en el habla de los docentes que participan en las acciones del proyecto de lectura LA VOZ / VEZ DEL LECTOR revelando la fruición en su trayectoria como profesor / lector y, en qué medida su formación puede ser determinante para formar alumnos-lectores-fruición. Se investiga si tales marcas linguístico-discursivas, cargadas de subjetividad, expresan, en la trayectoria de enseñar a los lectores, la presencia del disfrute, con la potencialidad, a través de una auténtica práctica pedagógica, de resignificar la formación del alumno-lector-fruición, contribuyendo a una construcción sólida de la identidad y autonomía del lector. Los aportes teóricos que constituyen la base para el desarrollo de esta investigación corresponden a la confluencia de teorías y estudios lingüísticos centrados en el enfoque del texto y el discurso, priorizando los aportes ofrecidos por Bakhtin, Brait, Charaudeau, Maingueneau, Koch, Fávero, Orlandi. Además de estos, fueron fundamentales las reflexiones sobre lectura y enseñanza de Abreu, Barthes, Freire, Geraldi, Kleiman, Lajolo, Pennac, Silva, Vargas, Yunes, Zilberman, además de los aportes filosóficos de Harbermas y Heidegger. Las bases gramaticales para el análisis de hechos linguísticos se agregan en los enunciados docentes y, en algunos aspectos destacados, los estudiantes, investigados a la luz de los estudios de Azeredo, Bechara, Cunha, Perini, Vilela & Koch, Mateus et alli, Neves. En este sentido, el corpus fue analizado, en una perspectiva intercomunicativa, desde aspectos cualitativos y cuantitativos, considerando docentes de diferentes componentes curriculares de Educación Primaria II en 3 redes públicas municipales diferentes: de Niterói (RJ), de Canela (RS) y de Nova Petrópolis (RS). Dicho análisis comparativo tiene como objetivo observar, a través de una investigación-acción, en ciudades con Índices de Desarrollo Humano (IDH) cercanos, con énfasis en el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB), las aproximaciones y divergencias de elementos relevantes en la formación de docentes y estudiantes lectores en diferentes regiones del sistema educativo e histórico-cultural brasileño, a partir de experiencias en prácticas lectoras de A VOZ / VEZ DEL LECTOR y del estudo de testimonios, para verificar el papel fundamental de la fruición en la trayectoria de lector del profesor y los respectivos ecos para formar el alumno-lector
Palavras-chave: Formación del lector
Fruición
Identidad y autonomía lectoras
Reader formation
Fruition
Identity and autonomy in reading
Formação do leitor
Fruição
Identidade e autonomia leitoras
Leitura
Incentivo à leitura
Leitores – Reação crítica
Universidades e faculdades – Corpo docente
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Marizeth Faria dos. Marcas linguísticas da fruição no discurso docente e seus ecos na ressignificação da formação do aluno-leitor. 2021. 177 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17492
Data de defesa: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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