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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17502
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Propostas Curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói: disputas de sentido entre educação e ensino |
Título(s) alternativo(s): | Curricular proposals of the Municipal Education Network of Niterói: disputes of meaning between education and teaching |
Autor: | Gonçalves, Simone Camilo ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Verônica Borges de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Talita Vidal |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Meyre Ester Barbosa de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as disputas entre sentidos de educação e o sentido do ensino nas propostas curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói, no período de 2009-2019. Para isso, buscou-se estabelecer a diferença entre a linguagem da aprendizagem e da educação com base no pensamento de Gert Biesta (2013). Outras questões deste estudo referem-se a como os sentidos de educação circulam nas propostas curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como esses documentos oficiais da rede são reinterpretados, recontextualizados e hibridizados a partir da abordagem do Ciclo de Políticas. Para tanto, a interpretação da análise documental tem como referencial teórico-metodológico o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, que argumentam sobre as políticas de currículos de textos, discursos e práticas produzidas em três diferentes contextos. Em diálogo com autores de referência que enfrentam os debates concernentes ao campo do currículo, como Lopes (2006, 2013, 2015, 2018, 2019), Macedo (2009, 2014), Lopes e Macedo (2011), Biesta (2013, 2020), Dias (2004, 2009), Borges (2015) e Mainardes (2006, 2018), questiona-se a centralidade curricular do conhecimento e no ensino. São desenvolvidos os argumentos pautados na aposta por uma significação na qual, os sentidos de educação e os sentidos de ensino possam estar mais articulados, expressando sua condição relacional e não somente que o primeiro termo se mantenha subsumido ao segundo. Por fim, à guisa de considerações finais, aponta-se o quão atual e necessário é o enfrentamento às posições centradas no Estado, no campo das políticas curriculares. Nesse sentido, destaca-se a contribuição deste trabalho para o debate entre os diferentes sujeitos diretamente envolvidos (ou não), tanto nas escolas como no âmbito das gestões municipais da Rede Municipal de Educação de Niterói, para que possam encontrar canais de circulação das suas reinterpretações das formulações das propostas curriculares. |
Abstract: | The present work aims to analyze the disputes between the meaning of education and the meaning of teaching in the curriculum proposals of the Municipal Education Network in Niterói, in the period 2009-2019. For this, it was sought to establish the difference between the language of learning and of education based on the thought of Gert Biesta (2013). Others questions of this study refer to how the senses of education circulate in the curriculum proposals of the Municipal Network of Education of Niterói, as well as how these official network documents are reinterpreted, recontextualized, and hybridized, from the approach of the Political Cycles. For this, the interpretation of the document analysis had as theoretical and methodological reference the Policy Cycle of Stephen Ball and his collaborators who argue that curriculum policies are texts, discourses, and practices produced in three different contexts. In dialogue with reference authors who face the debates concerning the field of curriculum, such as Lopes (2006, 2013, 2015, 2018, 2019), Macedo (2009, 2014), Lopes and Macedo (2011), Biesta (2013, 2020), Dias (2004, 2009), Borges (2015), Mainardes (2006, 2018), I question the curricular centrality of knowledge and in teaching. The arguments are based on the search for a signification in which the senses of education and the senses of teaching can be more articulated and can express their relational condition, and not only that the former remains subsumed to the latter. Finally, as a final consideration, is pointed out how current and necessary is the confrontation with state-centric positions in the field of curriculum policies. In this sense, is highlighted the contribution of this work to the debate between the different subjects directly involved or not, both in schools and in the scope of municipal administrations of the Municipal Education Network of Niterói, and the channels to circulate their reinterpretations of the formulations of curriculum proposals. |
Palavras-chave: | Educação – Niterói, RJ Currículos Educação e Estado Educação e Ensino Niterói Ciclo de Políticas Políticas de Currículo Education and Teaching Political Cycles Curriculum Policies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GONÇALVES, Simone Camilo. Propostas Curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói: disputas de sentido entre educação e ensino. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17502 |
Data de defesa: | 8-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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