Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17504
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nova classe média: um debate científico ou ideológico?
Título(s) alternativo(s): New brazilian middle class: a scientific or ideological debate?
Autor: Leal, Jana Martins 
Primeiro orientador: Cardoso, Adalberto Moreira
Primeiro membro da banca: Santana, Marco Aurélio
Segundo membro da banca: Ribeiro, Carlos Antonio Costa
Resumo: Esta dissertação teve como objetivos: (i) demonstrar as contribuições da Sociologia Clássica para a formulação do conceito de classe e de classe média, fundamentais para a discussão da Nova Classe Média, na qual mobilizou-se as contribuições das vertentes marxista (com ênfase no neomarxista Erik Olin Wright) e weberiana (principalmente do neoweberiano Charles Wright Mills); (ii) apontar os condicionamentos e disputas ideológicas subjacentes ao debate da Nova Classe Média, por meio das contribuições da Teoria da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Para isto, realizou-se uma classificação ideológica dos autores inseridos no debate de acordo com quatro orientações ideológicas condicionais: Reformismo Forte, Reformismo Fraco, Liberalismo em Stricto Senso e Crítico Radical ou Cético. Esta classificação ideológica, aliada ao caráter público do debate e seus aspectos políticos, permitiu constatar que as discussões acerca da Nova Classe Média parecem estar mais próximas de uma confrontação ideológico-política do que de um debate científico. Isto permitiu inferir a existência de limites presentes nas discussões e sugerir novas questões e abordagens para o tema da Nova Classe Média.
Abstract: This research aimed to: (i) demonstrate the contributions of Classical Sociology to concepts of class and middle class, central in the New Brazilian Middle Class discussion, using the contributions of marxism (emphasis on neo-Marxist Erik Olin Wright) and Weber strands (mainly the neoweberian Charles Wright Mills); (ii) point out the conditioning and ideological disputes underlying the debate of the New Middle Class, using Karl Mannheim’s Sociology of Knowledge Theory. For this, a classification was carried out for the authors included in the debate according to four ideological orientations: Strong Reformism, Weak Reformism, Strict Liberalism and Critical or Radical Skeptic. This ideological classification, together with public and political aspects of the debate, demonstrate that discussions about the New Middle Class is closer to an ideological-political confrontation than a scientific debate. This allowed to infer some limits in the discussions and suggests new questions and approaches to the New Middle-Class debate.
Palavras-chave: New middle class
Middle class
Sociology of knowledge
Ideological disputes
Nova classe média
Classe média
Sociologia do conhecimento
Disputas ideológicas
Classe média – Brasil
Ciências sociais
Ideologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: LEAL, Jana Martins. Nova classe média: um debate científico ou ideológico? 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17504
Data de defesa: 4-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jana Martins Leal - 2015 - Completa.pdf709,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.