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Tipo do documento: Tese
Título: Temējakrekatê: gnosecídio, resistência e transcolonialidade dos Saberes Tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia
Título(s) alternativo(s): Temējakrekatê: gnosecide, resistance e transcoloniality of traditional knowledge in the Tocantins-Araguaia
Autor: Azevedo-Lopes, Ronnielle de 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Haddock-Lobo, Rafael
Segundo membro da banca: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Terceiro membro da banca: Kohan, Walter Omar
Quarto membro da banca: Fleuri, Reinaldo Matias
Resumo: O texto e sua escrita, interpelados pela outreidade cosmo-ontognosiológica no Vale do Tocantins-Araguaia, enuncia múltiplos agenciamentos e transcolonialidades. Gnosecídio é uma operacionalidade da colonialidade, a resistência dos saberes tradicionais seu contramovimento. Frente à hegemonização da herança dos brancos – o logocentrismo, sua metafísica, sua paidéia, sua força, seus currículos – e sua colonialidade, heranças outras – indígenas, quilombolas, ribeirinhas, campesinas – resistem e se dinamizam por agenciamentos coletivos e cósmicos que, reiteradamente, escapam às tentativas de controlar a acontecência da diferença. Frente a múltiplos enquadramentos, entre eles necropolíticos e gnosecidas, os povos tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia – campesinos, ribeirinhos, quilombolas, agroextrativistas e indígenas –, como os Akrãtikatêjê, reivindicam múltiplas agências. Os Akrãtikatêjê, povo de performatividade timbira-gavião, ao buscar/negociar autodeterminação (etnodeterminação) na dinâmica de suas memórias, transinventam/transcolonizam instituições, dispositivos e nomes dos brancos, como a escola e o currículo. A escola e o currículo akrãtikatêjê são agenciados no/a Temējakrekatê em vista do praticar a cultura, como me enunciou a cacica do Povo Akrãtikatêjê, Tônkyré: “Uma faculdade aqui é o nosso centro de ensinamento, eu falo assim: quando meu pai teve essa ideia brilhante de botar Temējakrekatê, o núcleo da sabedoria... Porque nós sabemos o que nós queremos”. O praticar a cultura e suas transinvenções performatizam o devir ancestral reivindicado pelos povos tradicionais. O sim à performatividade dos saberes tradicionais por um coletivo tradicional é um ato de resistência. Esta tese se movimenta nestes agenciamentos, nestas transcolonialidades e em certo etnoenvolvimento no Vale do Tocantins-Araguaia.
Abstract: The text and its writing, interpelled by the cosmo-ontognosiological otherness in the Tocantins-Araguaia Valley, enunciates multiple agencies and transcolonialities. Gnosecide is an operationality of coloniality, the resistance of traditional knowledge its countermovement. Faced with the hegemony of the white heritage – the logocentrism, its metaphysics, its paideia, its strength, its curricula – and its coloniality, other heritages – indigenous, quilombolas, riverine, peasants – resist and are dynamized by collective and cosmic agencies that, repeatedly, escape attempts to control the happening of the difference. Faced with multiple framings, among them necropolitical and gnosecide, traditional peoples in the Tocantins-Araguaia Valley – peasants, riverines, quilombolas, agro-extractivists and indigenous peoples –, such as the Akrãtikatêjê, claim multiple agencies. The Akrãtikatêjê, people of timbira-gavião performativity, in seeking/negotiating self-determination (ethno-determination) in the dynamics of their memories, trans-invent/transcolonize white institutions, devices and names, such as the school and the curriculum. The Akrãtikatêjê school and curriculum are agencied in Temējakrekatê in order to practice the culture, as the cacica of the Akrãtikatêjê People, Tônkyré, told me: “A college here is our teaching center, I say: when my father had this brilliant idea of putting Temējakrekatê, the core of wisdom... Because we know what we want”. The to practice the culture and its transinventions performatize the ancestral devir claimed by traditional peoples. The yes to the performativity of traditional knowledge by a traditional collective is an act of resistance. This thesis moves in these agencies, in these transcolonialities and in a certain ethnoengament in the Tocantins-Araguaia Valley.
Palavras-chave: Traditional knowledge
Gnosecide
Agencies
Traditional communities
Educação
Indígenas - Educação
Gnosecídio
Saberes tradicionais
Agenciamentos
Comunidades tradicionais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AZEVEDO-LOPES, Ronnielle de. Temējakrekatê: gnosecídio, resistência e transcolonialidade dos Saberes Tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia. 2021. 372 f. Tese( Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17506
Data de defesa: 17-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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