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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17513
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Instituições brasileiras de ensino e pesquisa na Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: ciência, tecnologia e inovação |
Título(s) alternativo(s): | Brazilian teaching and research institutions in South-South cooperation for development: science, technology and innovation |
Autor: | Santos, José Arnon Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Paulo Henrique de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Dal Poz, Mário Roberto |
Segundo membro da banca: | Santos, Ronaldo Teodoro dos |
Terceiro membro da banca: | Costa, Roberta Dorneles Ferreira da |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar a relevância da ‘cooperação Sul-Sul’, especialmente BRICS, nas atividades científicas e tecnológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, no período de 2003 a 2021, utilizando a abordagem quantitativa para a análise dos dados. Como resultados e conclusão, do total de 2.283 parcerias, o ‘Norte Global’ obteve 1.690 (74%) e o Sul Global 593 (26%). O estabelecimento de parcerias com a ‘cooperação Sul-Sul’ alcançou um crescimento de 330,4%, pouco abaixo da ‘cooperação Norte-Sul’ (338,1%). Entre todas as regiões, o maior crescimento ficou com os países BRICS (1.650%). Na variação percentual entre períodos, de 2003 a 2014, a ‘Sul-Sul’ obteve o maior crescimento (329%), de 2015 a 2021, sofreu a maior queda (130,8%). De 2003 a 2014, a ‘Norte-Sul’ alcançou um crescimento de 266,7%, de 20155 a 2021, caiu para 164,3%. Sobre a queda no crescimento percentual observado no período de 2015 a 2021, olhando para o crescimento percentual no período de 2010 a 2014, é importante frisar que as parcerias internacionais continuam aumentando. Os dados demonstram que embora o ‘Norte Global’ ocupe as primeiras posições no número de acordos, os países em desenvolvimento compõem uma parcela importante e crescente dos parceiros internacionais das universidades selecionadas. As instituições de ensino e pesquisa são instrumentos importantes para o aumento de capacidades, traduzido na ampliação do poder e desenvolvimento dos países. Para a mudança na ordem internacional, medida em termos de posição, é essencial que os países BRICS utilizem os instrumentos financeiros disponíveis para criar e apoiar parcerias de longo prazo direcionadas à aumentar a capacidade científica e tecnológica das universidades e fortalecer sua presença internacional através do regime para o desenvolvimento do Sul. Ressaltamos ainda a necessidade do Brasil incluir as universidades em uma política nacional de educação para a internacionalização da ciência brasileira. |
Abstract: | The main objective of this study was to identify and analyze the relevance of ‘South-South cooperation’, especially BRICS, in the scientific and technological activities of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro and Universidade Federal Fluminense, in the period from 2003 to 2021, using the quantitative approach for data analysis. As results and conclusion, of the total of 2,283 partnerships, the ‘Global North’ obtained 1,690 (74%) and the ‘Global South’ 593 (26%). The establishment of partnerships with the ‘South-South cooperation’ reached a growth of 330.4%, just below the ‘North-South cooperation’ (338.1%). Among all regions, the biggest growth was with BRICS countries (1,650%). In the percentage variation between periods, from 2003 to 2014, ‘South-South’ had the highest growth (329%), from 2015 to 2021, it suffered the biggest drop (130.8%). From 2003 to 2014, the ‘North-South’ achieved a growth of 266.7%, dropping to 164.3% from 2015 to 2021. Regarding the drop in percentage growth observed in the period from 2015 to 2021, looking at the percentage growth in the period from 2010 to 2014, it is important to note that international partnerships continue to increase. The data show that although the ‘Global North’ occupies the first position in the number of agreements, developing countries form an important and growing share of the international partners of the selected universities. Teaching and research institutions are important instruments for increasing capacities, translated into expanding the power and development of countries. For the change in the international order, measured in terms of position, it is essential that the BRICS countries use the available financial instruments to create and support long-term partnerships aimed at increasing the scientific and technological capacity of universities and strengthening their international presence through the regime for the development of the South. We also emphasize the need for Brazil to include universities in a national education policy for the internationalization of Brazilian science. |
Palavras-chave: | Cooperação Sul-Sul Internacionalidade Universidades Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação South-South Cooperation Internationality Universities Policies and Cooperation in Science, Technology and Innovation |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | SANTOS, José Arnon Silva. Instituições brasileiras de ensino e pesquisa na Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: ciência, tecnologia e inovação. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17513 |
Data de defesa: | 5-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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Dissertação - José Arnon Silva Santos - 2021 - Completa.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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