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Tipo do documento: Tese
Título: A Zona Oeste afetiva e singular: o cinema relacional como imaginação radical e imagem técnica
Título(s) alternativo(s): The affective and singular West Zone: relational cinema as radical imagination and technical image
Autor: Rodrigues, Carla Regina Vasconcelos 
Primeiro orientador: Cruz, Jorge Luiz
Primeiro membro da banca: Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
Segundo membro da banca: Leroux, Liliane
Terceiro membro da banca: Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
Quarto membro da banca: Souza, Nívea Faria de
Resumo: Com base nas experiências de produção de audiovisual no Rio de Janeiro nas últimas décadas, início do século XXI, investiga-se o cinema na Zona Oeste como cenário e circuito de produção de bens/serviços culturais e artísticos, um cinema relacional, como propositivas contemporâneas. Localizam-se signos, sistemas de significações e processos com o cinema como dispositivo e circuito de percepções sensíveis, sensoriais e sutis que ampliam o campo entre vida, cinema e arte contemporânea. Ressaltam-se as obras, os cineastas e os processos como formas de elaboração de lugar de atuação e de produção entre afetos e singularidades. A intenção é mostrar o cinema como potência para encontros e propostas de percepções com olhares estéticos, críticos, expressivos, expansivos que estimulem o pensador-sensorial (BASBAUM, 2013) em nós, por trocas de energias afetivas e sensoriais. Obras e autores como força de expressão, que elaboram relações de visualidades e sonoridades, formam imaginários e apresentam subjetividades. Procura-se entender a ação dos signos e os entrecruzamentos, como dados plásticos, teóricos e históricos da “Zona Oeste Afetiva e Singular”. Um cinema relacional composto por ações interconectadas de sujeitos que buscam resistir às dificuldades econômicas e ao mercado centralizado a partir de uma imaginação e posicionamentos. Criadores de círculos de debates críticos e culturais como auto formação e formação em operações de compreensão do visível e do invisível que canalizam a forma de organizar e estruturar o mundo de sentidos e o contato que temos com ele. O cinema como como fluxo vivo de geração de configurações estratégicas, em processos de significâncias e sentidos de um cinema relacional observado entre encontros e passagens; investigados em como fazer ou ser na construção de imaginários. Destaca-se o CINEMÃO e o CURTA ETESC como propostas de produção de desvio, como paisagens envolventes e imagem técnica, mediação e intervenção sensível e subjetiva. Parte do sistema de significação; campo e contracampo em projetos de filmes, que alimentam a imaginação radical, como propõe Castoriadis; convites a compartilhamentos como aspectos sociais e históricos
Abstract: Based on the experiences of audiovisual production in Rio de Janeiro, in recent decades, at the beginning of the 21st century, cinema is investigated in the West Zone as a scenario and circuit of production of cultural and artistic goods/services, a relational cinema, as contemporary propositions. Signs, systems of meanings and processes with cinema are located as a device and a circuit of sensitive, sensory and subtle perceptions that broaden the field between life, cinema and contemporary art. The works, the filmmakers and the processes are highlighted as a way of elaboration of a place of performance and production between affections and singularities. The intention is to show cinema as a power for encounters and proposals of perceptions with aesthetic, critical, expressive, expansive energies that stimulate the sensory thinker (BASBAUM, 2013) in us, by exchanges of affective and sensory energies. Works and authors as a force of expression, which elaborate relationships of visualities and sounds, form imaginaries and present subjectivities. It seeks to understand the action of signs and intersections, such as plastic, theoretical and historical data of the “Affective and Singular West Zone”. A relational cinema composed of interconnected actions of subjects who seek to resist economic difficulties and the centralized market from an imagination and positions. Creators of critical and cultural debate circles such as self-formation and training in operations of understanding the visible and the invisible that channel the way of organizing and structuring the world of senses and the contact we have with it. Cinema as a living stream of generation of strategic configurations, in processes of significance and meanings of a relational cinema observed between encounters and passages; it is investigated on how to do or be in the construction of imaginaries. Cinemão and CURTA ETESC stand out as a proposal for the production of deviation, such as surrounding landscapes and technical image, mediation and sensitive and subjective intervention. Part of the signification system; field and counterfield in film projects, which feed the radical imagination, as it was proposed by Castoriadis; invitations to sharing as social and historical aspects
Palavras-chave: Contemporary art
Imaginary
Perceptions
Relationships
Arte contemporânea
Cinema
Imaginário
Percepções
Relações
Cinema – Rio de Janeiro (RJ) – Séc. XXI
Arte moderna – Rio de Janeiro (RJ) – Séc. XXI
Imaginação
Subúrbios – Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RODRIGUES, Carla Regina Vasconcelos. A Zona Oeste afetiva e singular: o cinema relacional como imaginação radical e imagem técnica. 2021. 354 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17516
Data de defesa: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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