Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17520
Tipo do documento: Dissertação
Título: O amor na poesia de Hilda Hilst
Título(s) alternativo(s): Love in the poetic works of Hilda Hilst
Autor: Silveira, Lara Cavalcante da 
Primeiro orientador: Ferreira, Nadiá Paulo
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Heloisa Fernandes Caldas
Segundo membro da banca: Poli, Maria Cristina Candal
Resumo: A maior parte da obra de Hilda Hilst ficou, por anos, em um limbo entre o esquecimento do público e da mídia, que só tinha olhos para sua tetralogia obscena, e a recusa dos acadêmicos de levá-la a sério e estudá-la pela referência em literatura brasileira que ela era. Em seus inúmeros diálogos com a arte, Hilda atingiu sua excelência justamente no gênero literário em que iniciou sua carreira: a poesia. Sua poesia tem a influência dos trovadores, com suas cantigas de amigo e cantigas de amor. Foi identificado em Hilda um modo especial de falar de amor análogo ao amor cortês, que existiu na Idade Média e reverbera até a atualidade. Objetivamos neste trabalho sondar os modos como as categorias do amor e do feminino se entrelaçam, tendo como base a teoria psicanalítica. Para isso sondamos vários autores da literatura clássica e contemporânea que jogam brilhantemente com o amor cortês e nos mostram a sua adoração à Dama (no caso de Hilda, um Senhor), inatingível, que aponta para o irrepresentável da experiência humana com a falta, das Ding e Ⱥ mulher. Partindo do enigma apresentado a nós pela arte, tentamos dar conta dessas categorias através do arcabouço teórico psicanalítico de Freud à Lacan. Falamos de que o modo o conceito de feminino se apresenta na teoria psicanalítica, percorrendo a bissexualidade psíquica, o Édipo e até a criação das fórmulas quânticas da sexuação, com o objetivo diferenciar feminino de feminilidade e de mulher. Na teoria lacaniana sobre o amor, vemos a posição de amante se relacionar ao feminino e a posição de amado se relacionar ao masculino, algo que fica claro também na poesia de Hilda.
Abstract: For the most part, Hilda Hilst' work was kept for years in a limbo, neglected by the public and the media on one side, which had eyes only for her obscene tetralogy, and the academia's refusal of taking her seriously enough to study her for the reference in brazilian literature that she was. In her many dialogues with the foundations of literature, Hilda Hilst reached excellence precisely in the literary genre in which she began her career: poetry. It has been identified in Hilda's poetry a special way of picturing love that is analogous to courtly love, which took place in the Middle Age and still reverberates in the present. We aim to examine the ways in which the categories of love and the feminin intertwine, based in psychoanalytic theory. To reach this goal we delve into several classic and contemporary authors who play brilliantly with courtly love and explain it to us, with its adoration of the Lady (in Hilst' case, a Sir), who is unattainable and thus points to the irrepresentable of the human experience with das Ding and the Woman. Taking off from the enigma presented to us by their art, we try to understand these categories through the framework given to us by psychoanalysis, from Freud and Lacan. We address how the concept of feminin is presented in psychoanalytic theory, going through psychic bisexuality, the Oedipus Complex and the quantum formulas of sexuation, aiming to distinguish feminin from femininity and woman. In Lacan's theory about love, we gather that the position of lover is associated with the feminin and the position of loved is associated with the masculin, something that is clear also in Hilda's poetry.
Palavras-chave: Hilda Hilst
Courtly love
Feminin
Psychoanalysis
Literature
Psicanálise
Literatura
Hilst, Hilda, 1930-2004
Amor cortês
Feminino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: SILVEIRA, Lara Cavalcante da. O amor na poesia de Hilda Hilst. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17520
Data de defesa: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lara Cavalcante da Silveira - 2019 - Completa.pdf1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons