Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17530
Tipo do documento: Dissertação
Título: Novas perspectivas para o uso da História da Matemática
Título(s) alternativo(s): New perspectives for the use of history of mathematics
Autor: Alves, Ricardo José Chamon 
Primeiro orientador: Oliveira Júnior, Rogério Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Crippa, Helvécio Rubens
Segundo membro da banca: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Aline Maurício
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal propor atividades que envolvam a história da matemática como elemento instigador do conhecimento. Observa-se a grande dificuldade que muitos alunos possuem com a disciplina da matemática, principalmente no mundo contemporâneo onde os estímulos são constantes e a atenção em sala encontra-se em segundo plano. Desta forma, buscou-se fundamentar a história da matemática na antiguidade, privilegiando Mesopotâmia, Egito e Grécia como civilizações que produziram marcos significativos na matemática. Após esse panorama, investigou-se a predisposição dos alunos para aulas que envolvessem a história da matemática através de questionários que visavam compreender melhor a visão dos alunos sobre seus papéis como agentes ativos de seu próprio conhecimento e qual o lugar que a matemática ocupa em suas vidas. Por último, após a análise desses questionários, foram propostas atividades concretas em forma de oficinas, com o objetivo de tornar os alunos protagonistas da construção de conhecimento.
Abstract: This study aims to propose activities involving the history of mathematics as an instigator of knowledge. We note the great difficulty that many students have with the discipline of mathematics, especially in today’s world where the stimuli are constant and the room in mind is the background. Thus, it sought to substantiate the history of mathematics in ancient times, favoring Mesopotamia, Egypt and Greece as civilizations that have produced significant milestones in mathematics. After this overview, we investigated the willingness of students to classes involving the history of mathematics through questionnaires aimed at better understand students’ views about their roles as active agents of their own knowledge and what is the place that mathematics occupies in their lives. Finally, after analysis of the questionnaires concrete activities have been proposed in the form of workshops, in order to make students protagonists of the construction of knowledge.
Palavras-chave: History of mathematics
Basic education
Antiquity
História da matemática
Ensino básico
Antiguidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: AlLVES, Ricardo José Chamon. Novas perspectivas para o uso da História da Matemática. 2016. 75 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17530
Data de defesa: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ricardo José Chamon Alves - 2016 - Completa.pdf.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.