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Tipo do documento: Dissertação
Título: Criptografia no Ensino Médio: uma proposta para o ensino de Matrizes
Título(s) alternativo(s): Cryptography in High School: a proposal for teaching arrays
Autor: Melo, Clarissa Duarte Loureiro de
Primeiro orientador: Jara, Roberto Alfonso Olivares
Primeiro membro da banca: Silva, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Mello, Cristiane de
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta para trabalhar Matrizes no Ensino Médio, a partir do exemplo de sua aplicação em Criptografia. A Cifra de Hill é o método criptográfico descrito e sugerido para realizar a construção dos conceitos de Matrizes. O objetivo é oferecer aos professores e aos licenciandos de Matemática um material que os ajude a realizar experiências semelhantes em suas salas de aula, na busca da superação do constante desafio que é promover o ensino e a aprendizagem de Matemática contextualizados, vinculados sempre que possível ao desenvolvimento científico e tecnológico. A Criptografia pode ser um excelente instrumento para alcançar esse objetivo. Ela mostra como a introdução da Matemática na construção de seus processos acelerou e promoveu o seu desenvolvimento e os reflexos desse desenvolvimento na sociedade ao longo da história.
Abstract: This dissertation presents a proposal to work Matrices in High School, using the example of their application in Cryptography. The cryptographic method described and suggested for building up the concept of Matrices is the Hill Cipher. The objective is to o er to Mathematics teachers, and those studying to become teachers, material that will help them develop similar experiences in their classrooms, to overcome the constant challenge of promoting a contextualised Mathematics teaching and learning process, connected whenever possible to the course of scienti c and technological development. Cryptography can serve as an excellent tool in this pursuit. It demonstrates how the introduction of Mathematics in the construction of cryptographic processes accelerated and promoted its development and the consequences of this development on society throughout history.
Palavras-chave: Cryptography
Matrices
High School
Hill Cipher
Matrizes (Matemática)
Criptografia
Matemática (Ensino Médio)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: MELO, Clarissa Duarte Loureiro de. Criptografia no Ensino Médio: uma proposta para o ensino de Matrizes. 2014. 53 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17533
Data de defesa: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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