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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17535
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O diário de bordo como poética de (re) conhecimento de si: revisitando uma experiência de estágio supervisionado em Artes Visuais |
Título(s) alternativo(s): | El diario de bitácora como poética de (re)conocimiento de si: reviviendo de una práctica supervisada en Artes Visuales |
Autor: | Bolsoni, Mônica de Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Mignot, Ana Chrystina Venancio |
Primeiro membro da banca: | Victório Filho, Aldo |
Segundo membro da banca: | Souza, Elizeu Clementino de |
Resumo: | A dissertação revisita uma experiência pedagógica e para tal feito analisa os diários de bordo produzidos pelos licenciandos em Artes Visuais durante o período de seus estágios supervisionados no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ. Constituem-se como objetos/fontes 50 diários que abarcam as três disciplinas de estágio supervisionado em artes (CAP) -, I, II e III entre os anos de 2012 a 2019. O estudo foca nos aspectos da materialidade desses suportes na sua inter-relação com escritas de si, memória e experiência formativa na aprendizagem da docência; do próprio suporte como apreensão e discussão da escrita como prática cultural; da fertilidade das narrativas como processo de formação e autoformação. A metodologia da abordagem autobiográfica se apresenta como perspectiva epistemológica sobre o modo de aprender a partir da própria experiência dos próprios sujeitos, entendida como narrativas que descrevem e refletem sobre vivências anteriores, anseios, dilemas, dúvidas, medos, incertezas, ideias, conquistas e projetos de vir a ser professor. O trabalho consiste em analisar e interpretar as narrativas nos seus discursos visuais e textuais no processo de formação enquanto tomada de consciência e exercício reflexivo de autoformação, ou seja, (re) conhecimento de si. A dissertação conclui que a experiência de se produzir um suporte artesanal contribui para o exercício da alteridade, da construção identitária do futuro professor, isso porque a escrita autobiográfica permite encontrar a memória para refletir sobre o passado, construir o futuro e possibilita conferir sentidos sobre todas as experiências formadoras do sujeito. |
Abstract: | La tesis analisa las bitácoras de trabajo producidas por los graduandos en Artes Visuales durante el periodo de la supervisión de prácticas docentes en el Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ. Presentan como objetos/fuentes 50 diarios que abarcan las tres asignaturas de prácticas pre profesionales en artes (CAP) -, I, II y III entre los años 2012 y 2019. El estudio enfoca en los aspectos de la materialidad de esos soportes en su interrelación con la escrituras del yo, memoria y experiencia formativa en el aprendizaje de la docencia; del propio soporte como aprehensión y discusión de la escritura como práctica cultural; de la fertilidad de las narrativas como proceso de formación y autoformación. La metodología del enfoque autobiográfico se presenta como perspectiva epistemológica sobre el modo de aprehender a partir de la propia experiencia de los propios sujetos, entendida como narrativas que describe y refleja sobre las vivencias anteriores, las realidades, los anhelos, dilemas, dudas, miedos, las incertidumbres, las ideas, las conquistas y los proyectos de llegar a ser profesor. El propósito de esta tesis consiste en analisar e interpretar las narrativas en sus discursos visuales y textuales en el proceso de formación en cuanto toma de consciencia y ejercicio reflexivo de autoformación. La tesis concluye que la experiencia de producir un soporte artesanal contribuye para el ejercicio de la alteridad, de la construcción identitaria del futuro profesor, eso porque la escritura autobiográfica permite encontrar la memoria para reflexionar sobre el pasado, construir el futuro y posibilita conferir sentidos sobre todas las experiencias formadoras del sujeto. |
Palavras-chave: | Educação Diário Narrativas Diários de bordo Estágio supervisionado Narrativas de formação Abordagem autobiográfica Campo de estágio Memória Historiografia da educação Bitácoras de trabajo Supervisión de prática docente Narrativas de formación Enfoque autobiográfico Campo de prática docente Historiografía de la educación |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BOLSONI, Mônica de Lima. O diário de bordo como poética de (re) conhecimento de si: revisitando uma experiência de estágio supervisionado em Artes Visuais. 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17535 |
Data de defesa: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Dissertação - Mônica de Lima Bolsoni - 2021 - Completa.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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