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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17544
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização e letramento, princípios e processos: educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Literacy and reading, principles and processes: pre-school education |
Autor: | Atty, Thais de Oliveira Queiroz ![]() |
Primeiro orientador: | Senna , Luiz Antonio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Redig, Annie Gomes |
Segundo membro da banca: | Batista, Erlinda Martins |
Resumo: | Discutem-se as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil e o quanto estas podem ser facilitadoras ou não no processo de desenvolvimento infantil; consideram-se autores como Wallon, Vygotsky, Piaget e seus interlocutores, que defendem uma educação global e em contexto de afetividade; busca-se fundamentar um contraponto às práticas de antecipação dos processos sistemáticos da alfabetização que vêm ganhando força nas práticas curriculares das redes públicas e privadas brasileiras da atualidade. A fim de sustentar essa discussão, me apoiarei em aportes normativos brasileiros como BNCC, RCNEI, PNE, ECA, entre outros, analisando como estes definem e defendem o processo de alfabetização e letramento no segmento da educação infantil. A título de recomendações, propõe-se uma prática curricular que parta da premissa de que a alfabetização e o letramento representam um processo que se inicia a partir da conjugação entre a experiência escolar e o contexto cultural da criança; defende-se, então, uma educação integral atrelada aos contextos de uso, ou seja, de forma democrática e determinante para a inclusão social e que permita uma real transformação da sociedade. |
Abstract: | Literacy practices in early childhood education and how much these can or cannot facilitate the process of child development are discussed, considering authors sush as Wallon, Vygotsky, Piaget and their interlocutor, who defend a global education in a context of affectivity; this work seeks to support a counterpoint to current anticipation of the systematic processes of literacy, that have been gaining strength in Brazilian public and private pre-schools. In order to support this discussion, I will rely on Brazilian normative contributions such as BNCC, RCNEI, PNE, ECA, among others, analyzing how do they define and defend the literacy and literacy process in the early childhood education segment. By way of recommendations, we propose a curricular practice that starts from the premise that literacy represent a process that starts from the conjugation between the school experience and the child's cultural context; it is defended, then, an integral education linked to the contexts of use, that is, in a democratic and determinant way for social inclusion and that allows a real transformation of society. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Alfabetização Letramento Desenvolvimento infantil Early education Literacy Child development |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ATTY, Thais de Oliveira Queiroz. Alfabetização e letramento, princípios e processos: educação infantil. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17544 |
Data de defesa: | 24-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Dissertação - Thais de Oliveira Queiroz Atty - 2021 - Completa.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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