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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17560
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aplicação de métodos orientados a agentes para jogos educacionais: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Application of agent-oriented methods for educational games: a case study |
Autor: | Novo, Fernanda Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Werneck, Vera Maria Benjamim |
Primeiro coorientador: | Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Marcelo Schots de |
Segundo membro da banca: | Almentero, Eduardo Kinder |
Resumo: | Métodos orientados a agentes têm sido utilizados no desenvolvimento de sistemas em diferentes áreas do conhecimento, apresentando vantagens e desvantagens. Entre algumas desvantagens destacam-se: grande esforço, inflexibilidade, alto custo, tempo e dificuldade para adaptar-se ao escopo dos problemas. O objetivo deste trabalho é conceituar e avaliar métodos orientados a agentes, que utilizam a proposta de desenvolvimento tradicional e ágil, no contexto de construção de um jogo médico educacional. Estes métodos foram utilizados na criação do jogo médico MEDEDUC por alunos do curso de Ciência da Computação, da turma de Inteligência Artificial de uma Universidade pública do Estado do Rio de Janeiro em 2017. Esse trabalho foi inspirado no estudo feito por um ex-aluno de mestrado, Ferreira (2016), que comparou outros métodos. Assim, agregaram-se novas evidências aos dados obtidos em seu estudo, formando uma ampla base para realizar comparações entre os métodos. Três métodos foram utilizados neste trabalho: i. INGENIAS, um método tradicional de desenvolvimento de sistemas multiagentes, e utiliza um processo de desenvolvimento tradicional; ii. INGENIAS Scrum, um método baseado no processo de desenvolvimento ágil para sistemas multiagentes e iii. AgilePASSI, um método baseado no processo de desenvolvimento ágil para sistemas multiagentes. |
Abstract: | Agent-oriented methods have been used in the development of systems in different areas of knowledge presenting advantages and disadvantages. Some disadvantages include: great effort, inflexibility, high cost, time and difficulty to adapt to the scope of problems. The objective of this work is to conceptualize and evaluate agent-oriented methods that explore traditional and agile development methods to construct a medical educational game. These methods were used to implement the medical game MEDEDUC by Computer Science students of a class of Artificial Intelligence from the public university of the state of Rio de Janeiro in 2017. This work was inspired in a study done by a master's student, Ferreira (2016), who compared other methods. Thus, new evidences were added to the data obtained in his work, forming a broader basis for methods comparisons. Three methods were used in the present work: i. INGENIAS, is a traditional method of developing multi-agent systems and uses a traditional development process; ii. INGENIAS Scrum, is a method based on the agile development process for multi-agent systems and iii. AgilePASSI, is a method based on the agile development process for multi-agent systems. |
Palavras-chave: | Sistemas multiagentes Jogos educacionais Métodos de Sistemas Software - Desenvolvimento Métodos de Sistemas Métodos Ágeis INGENIAS AgilePASSI Multi-agent systems Methods of Multi-agent systems |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais |
Citação: | NOVO, Fernanda Teixeira. Aplicação de métodos orientados a agentes para jogos educacionais: um estudo de caso. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17560 |
Data de defesa: | 27-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Computacionais |
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