Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17562
Tipo do documento: Tese
Título: Palavra, pena e prelo um estudo sobre formação e ações de João Alfredo Corrêa de Oliveira (1855-1889)
Título(s) alternativo(s): Word, pen and printer : a study on the formation and actions of João Alfredo Corrêa de Oliveira (1855-1889)
Autor: Nascimento, Fátima Aparecida do 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Silva, Adriana Maria Paulo da
Segundo membro da banca: Limeira, Aline de Morais
Terceiro membro da banca: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Quarto membro da banca: Cury, Claudia Engler
Resumo: O estudo buscou compreender a relação entre poder e educação, usando como recurso metodológico analisar a trajetória de João Alfredo Corrêa de Oliveira, sujeito que exerceu diversas funções, incluindo a de Ministro dos Negócios do Império no período de 1870-1875. O objetivo foi observar as intenções do Estado ao propor três projetos formulados durante sua gestão e que possuíam um ponto em comum, a instrução. Para tanto busquei dialogar com as tensões, conflitos e alianças que se formaram no processo de produção, apresentação e deliberação das reformas. Investigar a trajetória deste sujeito possibilitou pensar os projetos, processos de estruturação e modos de funcionamento do Estado brasileiro, a partir dos quais se procurou fazer funcionar um conjunto de mecanismos voltados para reordenar a vida em comum, como a reforma de emancipação do elemento servil, a reforma eleitoral e a de reorganização do ensino. Para tanto, as análises incidiram sobre as articulações deste ministério com a imprensa, o parlamento e nas relações internacionais estabelecidas. A definição do recorte temporal está vinculada ao período em que João Alfredo Côrrea de Oliveira entra na cena pública, quando eleito deputado pela primeira vez em 1855 e quando finaliza o último cargo público que ocupou no Império como Presidente do Gabinete e Ministro da Fazenda, em 1889. Importa destacar que as iniciativas e projetos deste ministério foram pensadas em rede, não foram produzidas, elaboradas e colocadas em prática isoladamente, o que pode ser percebido nos embates na Câmara dos Deputados, no Senado, na imprensa e nas relações com países da Europa e com os Estados Unidos. Para realizar as reflexões, selecionei um conjunto de fontes, compondo uma coleção constituída pelos Anais da Câmara dos Deputados e do Senado, impressos variados e ofícios do Arquivo Histórico do Itamaraty. Esses documentos permitiram pensar os acontecimentos políticos, sociais e educacionais, o exame de experiências do sujeito e das instituições nas quais esteve implicado, bem como possibilitaram explorar pontos relevantes referente à relação do Brasil com exterior. Também fizeram parte deste conjunto de documentos ofícios e biografias de João Alfredo, localizados no Arquivo Nacional, cujas análises permitiram escrutinar o expediente da Secretaria de Estado dos Negócios do Império e aspectos da trajetória do biografado. Os relatórios oficiais auxiliaram na busca de um conjunto de sinais das ações ministeriais no campo da educação. Por fim, investi nas correspondências ativas e passivas do acervo pessoal de João Alfredo e da esfera institucional, que dão visibilidade às redes heterogêneas no campo pessoal, social e institucional. O trabalho com esse núcleo documental e bibliografia correlata à problemática destacada nessa pesquisa permitiram perceber os jogos de poder, de saber e o protagonismo de determinados homens na direção do Estado Imperial. Do ponto de vista da narrativa, estruturei a tese em torno de quatro capítulos, compreendendo as questões centrais do trabalho. Tomei a trajetória do sujeito como um recurso que possibilitou inquirir, discutir e pensar as tensões que marcaram a gestão do Estado Imperial, no período focalizado. Ações formuladas e amplamente debatidas no espaço público que, no limite, procuravam delinear parâmetros mais ou menos “civilizados” para gerir as populações pela via da liberdade, do voto e da instrução.
Abstract: The study sought to understand the relationship between power and education, using as methodological resource to analyze the trajectory of João Alfredo Corrêa de Oliveira, a man who held several positions, including Minister of the Empire's Business during the period 1870-1875. The objective was to observe the State's intentions when proposing three projects formulated during his administration and which had one point in common, education. To this end, I sought to dialogue with the tensions, conflicts and alliances that were formed in the process of production, presentation and deliberation of the reforms. Investigating the trajectory of this subject made it possible to think about the projects, structuring processes, and modes of operation of the Brazilian State, from which a set of mechanisms aimed at reordering life in common, such as the reform of emancipation of the serf element, the electoral reform, and the reorganization of education, were tried to work. To this end, the analyses focused on the articulations of this ministry with the press, the parliament, and on the international relations established. The definition of the time frame is linked to the period when João Alfredo Côrrea de Oliveira entered the public scene, when he was elected as a deputy for the first time in 1855 and when he finished his last public position in the Empire as President of the Cabinet and Minister of Finance, in 1889. It is important to highlight that the initiatives and projects of this ministry were thought in a network, they were not produced, elaborated and put into practice in isolation, which can be seen in the clashes in the Chamber of Deputies, in the Senate, in the press and in the relations with European countries and with the United States. To carry out these reflections, I selected a set of sources, a collection consisting of the Annals of the House of Representatives and Senate, various printed materials and letters from the Itamaraty Historical Archive. These documents allowed us to think about political, social and educational events, the examination of the subject's experiences and the institutions in which he was involved, as well as to explore relevant points concerning Brazil's relationship with foreign countries. This set of documents also includes letters and biographies of João Alfredo, located in the National Archives, whose analysis allowed us to scrutinize the files of the Secretariat of State for the Affairs of the Empire and aspects of the biographee's trajectory. The official reports helped in the search for a set of signs of the ministerial actions in the field of education. Finally, I invested in the active and passive correspondence of João Alfredo's personal collection and of the institutional sphere, which give visibility to heterogeneous networks in the personal, social and institutional fields. The work with this documental nucleus and bibliography correlated to the problematic highlighted in this research allowed us to perceive the power and knowledge games and the protagonism of certain men in the direction of the Imperial State. From the narrative point of view, I structured the thesis around four chapters, comprising the central issues of the work. I took the subject's trajectory as a resource that made it possible to inquire, discuss and think about the tensions that marked the management of the Imperial State, in the period under focus. Actions formulated and widely debated in the public space that, in the limit, sought to delineate more or less "civilized" parameters to manage the populations through freedom, voting and education.
Palavras-chave: Public Instruction
Brazilian Empire
Oliveira, João Alfredo Corrêa de
Instrução Pública
Império Brasileiro
João Alfredo Corrêa de Oliveira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Fátima Aparecida do. Palavra, pena e prelo um estudo sobre formação e ações de João Alfredo Corrêa de Oliveira (1855-1889). 2021. 497 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17562
Data de defesa: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Fátima Aparecida do Nascimento - 2021 - Completa.pdf50,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons