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Tipo do documento: Tese
Título: Todos pelos discursos de responsabilização docente como política de currículo para a formação de professores
Título(s) alternativo(s): All for the discussion about responsibilisation as a curriculum policy for teacher training
Autor: Soares, Ana Paula Peixoto 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Lopes , Alice Ribeiro Casimiro
Segundo membro da banca: Macedo , Elizabeth Fernandes de
Terceiro membro da banca: Osório, Mara Rejane Vieira
Quarto membro da banca: Oliveira, Márcia Betânia de
Resumo: Nas últimas duas décadas, temos acompanhado o espraiamento de discursos de responsabilização docente nas políticas de currículo para a formação de professores (DIAS, 2016, 2017). O objetivo desta tese é investigar o movimento Todos pela Educação (TPE) e sua participação na articulação e fomento de discursos de responsabilização docente no processo de discussão das políticas curriculares para a formação de professores da Educação Básica brasileira. Focalizamos as produções do TPE, disponibilizadas em sua página oficial da internet, com destaque para as coletâneas que tratam da temática da docência, assim como os discursos do movimento e de seus membros fora deste âmbito que tenham se demonstrado relevantes para esta pesquisa. Para tal, trabalhamos com uma abordagem discursiva. Operamos com a teoria do discurso (LACLAU, 2011, 2013; LACLAU & MOUFFE, 2015), que nos ajuda a pensar a construção de hegemonias nas políticas de currículo, em diálogo com o trabalho de Stephen Ball (BALL, 2014, 2017) sobre as redes de política, que traz a possibilidade de compreendermos os fluxos e trânsitos de ideias, conhecimentos, capital, influências, entre outros aspectos que fazem parte do jogo político. Observamos os discursos de responsabilização docente articulados pelas redes do TPE não só ganharem notoriedade no debate educacional, mas alcançar o status de política pública, marcando, assim, com a sua agenda, as políticas de currículo para a formação de professores.
Abstract: In the last two decades, we have accompanied the spread of discourses about responsibilisation in curriculum policies for teacher training (DIAS, 2016, 2017). The objective of this thesis is to investigate the Todos pela Educação (TPE) and its participation in the articulation and fomentation of the discussion of responsibilisation of teachers in basic Brazilian education. Focusing on the productivity of TPE, made available in its official website, highlighting its collections on the subject of teaching, as well as the discourses of the movement and its members outside this scope that are deemed relevant for this research. For this purpose, we will use a discursive approach. Operating with the discursive theory (LACLAU, 2011, 2013; LACLAU & MOUFFE, 2015), it offers support in thinking about the construction of a hegemony in curriculum policies, in dialogue with the works of Stephen Ball (BALL, 2014, 2017) about policy networks, which brings the possibility of understanding the influx and transit of ideas, knowledge, capital, influences, among other aspects that are part of the political game involved. We observe the discourses of teacher responsibilisation being articulated by TPE networks and not only gain notoriety in educational debate, but gain the status of public policy, therefore marking, with its agenda, the curriculum policies for teacher training.
Palavras-chave: Curriculum Policies
Teacher Training
Teacher Responsibilisation
Educação
Currículo
Professores – Formação
Políticas de Currículo
Formação de Professores
Responsabilização Docente
Todos pela Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOARES, Ana Paula Peixoto. Todos pelos discursos de responsabilização docente como política de currículo para a formação de professores. 2021. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17572
Data de defesa: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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