Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17579
Tipo do documento: Tese
Título: Fotografia como ato artístico-performático: operações plurais
Título(s) alternativo(s): La photographie comme acte artistique performatique : opérations plurielles
Photography as a performatic artistic act: plural operations
Autor: Costa, Eduardo Mariz Corrêa da 
Primeiro orientador: Santos, Roberto Corrêa dos
Primeiro membro da banca: Parente, André de Souza
Segundo membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barretto da
Terceiro membro da banca: Guimarães, Cristina Adam Salgado
Quarto membro da banca: Ribeiro, Milton Roberto Monteiro
Resumo: Acompanhando os processos utilizados em meus trabalhos artísticos em práticas fotográficas, esta tese, intitulada FOTOGRAFIA COMO ATO ARTÍSTICO- PERFORMÁTICO: OPERAÇÕES PLURAIS, avalia a reflexão acerca da possibilidade de que sejam lidas como performances artísticas todas as imagens fotográficas que almejem serem obras da arte contemporânea, além da pertinência desse exercício no âmbito do sensível. Para isso procuro fomentar o entendimento da fotografia em suas peculiares relações com o tempo e a ampliação dos campos de definição do que vem a ser uma performance artística. Desenvolvidos com a intenção de conduzir o observador para além de seu quadro imagético e evidenciar minhas atuações enquanto autor, agente protagonista e também subjetivo, meus trabalhos demonstram a possibilidade das diferentes leituras sugeridas ao enfatizar e exemplificar o aspecto da ação do fotógrafo como ato artístico-performático
Abstract: À partir des processus qui accompagnent la réalisation de certains de mes travaux pratiques en photographie, cette these, intitulée LA PHOTOGRAPHIE COMME ACTE ARTISTIQUE PERFORMATIQUE : OPÉRATIONS PLURIELLES, établit une réflexion sur la proposition d'une possible approche des images photographiques dans le contexte de l'art contemporain: celle qui établit que telles images soient perçues comme des performances artistiques.Dans le développement du texte, j'essaie de promouvoir la compréhension de la photographie dans ses relations particulières avec le temps.Dans le domaine de la performance artistique, je cherche à élargir ses limites de définition.Dans le but de mener l'observateur au-delà du cadre des images dans lequel mes œuvres sont présentées, je cherche à mettre en evidence mes actions et mes processus d'auteur. Même à des niveaux minimaux, j'estime cela nécessaire lorsqu'il s'agit d'images photographiques dans le contexte de l'art contemporain, aussi bien du point de vue du promoteur que celui du spectateur.Ainsi, je cherche à démontrer les possibilités des lectures suggérées, en soulignant et en illustrant l'aspect de l'action du photographe en tant qu'acte de performance artistique
Analyzing the processes that accompany the realization of some of my practical work in photography, this thesis, entitled PHOTOGRAPHY AS A PERFORMATIC ARTISTIC ACT: PLURAL OPERATIONS, assesses the reflection on the proposal for a possible approach to photographic images in the context of contemporary art: that of such images and be read as artistic performances. In the development of writing I try to promote the understanding of photography in its peculiar relations with time. In the field of artistic performance I seek to expand its limits of definition. In order to take the observer beyond the image frame, in which my works are presented, I seek in the proposals to highlight my actions and my processes as an author. This, even if at minimal levels, I consider necessary when dealing with photographic images in the context of contemporary art, both as a proponent and as a spectator. Therefore, I seek to demonstrate the possibilities of the suggested readings, by emphasizing and exemplifying the aspect of the photographer's action as an artistic-performance act
Palavras-chave: Photography
Image
Time
Memory
Photographie
Temps
Mémoire
Fotografia
Performance
Imagem
Tempo
Memória
Arte e fotografia
Performance (Artes)
Imagens fotográficas
Tempo na arte
Memória na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: COSTA, Eduardo Mariz Corrêa da. Fotografia como ato artístico-performático: operações plurais. 2020. 286 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17579
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eduardo Mariz Corrêa da Costa - 2020 - Completa.pdf16,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.