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Tipo do documento: Tese
Título: “Reading-while-walking”: a nomadology of the troubles in Anna Burns’s fiction
Título(s) alternativo(s): “Reading-while-walking”: uma nomadologia do conflito da Irlanda do Norte na ficção de Anna Burns
Autor: Brigida, Marcela Santos 
Primeiro orientador: Pinho, Davi Ferreira de
Primeiro membro da banca: Brannigan, John
Segundo membro da banca: Gonçalves, Adriana de Souza Jordão
Terceiro membro da banca: Carneiro, Leonardo Bérenger Alves
Quarto membro da banca: Cruz, Tarso do Amaral de Souza
Resumo: Os três romances publicados de Anna Burns têm a Irlanda e o Conflito da Irlanda do Norte (1968-1998) em seus centros. Esta tese argumenta que, se lida em um referencial nomadológico (BRAIDOTTI, 2011; DELEUZE; GUATTARI, 1987), a escrita de Burns tenta desfazer a violência sectária ao interferir direta ou indiretamente nas narrativas históricas cristalizadas do Conflito, ao se envolver com a literatura como uma linha de fuga de construções binárias estagnadas, e ao testemunhar o trauma coletivo do conflito como princípio estético e político de sua ficção, especialmente se tomarmos Milkman (2018) como ponto de partida para tal investigação. Neste romance, o hábito da Narradora de ler livros enquanto caminha surge como um impulso nômade que ela põe em prática não apenas pela recusa em aderir às categorias fixas disponíveis para ela em uma comunidade organizada pela diferença sectária, mas também por um processo de reescrever o espaço público e tornar-se inacessível por meio de um desaparecimento na literatura, seu “reading-while-walking”. Esse hábito, que a leva a ser alienada como uma “beyond-the-pale”, aparentemente faz parte de um esforço no sentido de um não-engajamento, mas inadvertidamente chama mais atenção para ela. Isso também se torna um grande ponto de controvérsia no romance, pois o corpo da Narradora, também identificada como Irmã do Meio, torna-se objeto de intenso escrutínio. Organizada em três capítulos, esta tese produz uma leitura da escrita de Burns no contexto dos estudos irlandeses contemporâneos e propõe que seus três romances podem ser lidos como uma nomadologia do Conflito da Irlanda do Norte. O capítulo 1, “Anna Burns’s Troubles Fiction: The Belatedness of Trauma”, argumenta que a ficção de Burns pode ser lida como uma resposta à lógica progressista do Acordo de Belfast (BFA) e sua prescrição para “seguir em frente”. Este primeiro capítulo analisa No Bones (2001), Little Constructions (2007) e Milkman (2018) a fim de estabelecer uma visão geral das estratégias narrativas de Burns e de suas diferentes abordagens do trauma e do Conflito nestes romances. O capítulo 2, intitulado “Milkman as a Response to Sectarian Binaries: Anna Burns’s Cast of ‘Beyond-the-Pales’”, propõe que os “beyond-the-pales”, os párias do distrito em Milkman, atuam como uma máquina de guerra deleuziana (DELEUZE; GUATTARI, 1987, p. vii) no romance, insurgindo-se contra qualquer tipo de poder sedentário. O capítulo analisa todos os personagens colocados nesta categoria no romance, bem como as origens do termo na história irlandesa. O capítulo 3, intitulado “Middle Sister’s Literary Companions”, aborda o papel da Narradora como contadora de histórias e divide as referências e alusões literárias feitas em Milkman em três categorias: livros lidos pela Irmã do Meio que estão ligados a reading-while-walking, livros das suas irmãs mais novas e referências significativas feitas de forma breve. Considerando a centralidade que a literatura e o ato de ler assumem no romance, este capítulo final se debruça sobre as escolhas de Burns, argumentando que as obras e os modos de leitura da Irmã do Meio são cruciais para seu processo de tornar-se Narradora. A coda desta tese oferece um comentário final sobre os resultados obtidos no processo de pesquisa e apresenta novos rumos e ramificações que esses temas podem oferecer no futuro
Abstract: Anna Burns’s three published novels have Ireland and the Troubles (1968-1998) at their centres. This thesis argues that, if read in a Nomadological framework (BRAIDOTTI, 2011; DELEUZE; GUATTARI, 1987), Burns’s writing attempts to undo sectarian violence by directly or indirectly interfering in crystallised historical narratives of the Troubles, by engaging with literature as a line of flight from stagnant binary constructions, and by bearing witness to the collective trauma of the conflict both as an aesthetic and a political principle of her fiction, especially if we take Milkman (2018) as a point of departure for such an investigation. In this novel, the Narrator’s habit of reading books while walking about comes as a nomadic impulse that she puts to practice not only through a refusal to adhere to the fixed categories available to her in a community organised by sectarian difference, but also through a process of rewriting the public space and making herself inaccessible through a disappearance into literature, her “reading-while-walking”. This habit, which has her shunned as a “beyond-the-pale,” is apparently part of an effort towards non-engagement, but it inadvertently draws more attention towards herself. It also becomes a major point of contention in the novel, as the body of the narrator, also identified as Middle Sister, becomes an object of intense scrutiny. Organised into three chapters, this thesis produces a reading of Burns’s writing in the context of contemporary Irish studies and offers that her three novels can be read as a Nomadology of the Troubles in themselves. Chapter 1, “Anna Burns’s Troubles Fiction: The Belatedness of Trauma”, argues that Burns’s fiction can be read as a response to the Belfast Agreement’s (BFA) progressivist logic and its prescription to “move on”. This first chapter looks into No Bones (2001), Little Constructions (2007), and Milkman (2018) in order to establish an overall view of Burns’s narrative strategies and of her different approaches to trauma and the Troubles in those novels. Chapter 2, titled “Milkman as a Response to Sectarian Binaries: Anna Burns’s Cast of ‘Beyond-the-Pales’” proposes that the “beyond-the-pales,” the district’s outcasts in Milkman, act as a Deleuzian war machine (DELEUZE; GUATTARI, 1987, p. vii) in the novel, rising against any kind of sedentary power. The chapter looks at all the characters placed into this category in the novel, as well as at the origins of the term in Irish history. Chapter 3, titled “Middle Sister’s Literary Companions”, looks at the Narrator’s role as a storyteller and divides the literary references and allusions made in Milkman into three categories: books read by Middle Sister which are connected to reading-while-walking, wee sisters’ storybooks, and significant references made in passing. Considering the centrality that literature and the act of reading take up in the novel, this final chapter leans over Burns’s choices, arguing that the works and the modes of Middle Sister’s reading are crucial to her process of becoming a Narrator. The coda of this thesis offers a final commentary on the results obtained from the research process and presents new directions and ramifications these subjects might offer in the future
Palavras-chave: Nomadology
The troubles
Irish literature
Contemporary fiction
Anna Burns
Nomadologia
Conflito da Irlanda do Norte
Literatura irlandesa
Ficção contemporânea
Burns, Anna, 1962- – Crítica e interpretação
Burns, Anna, 1962-. No bones
Burns, Anna, 1962-. Little constructions
Burns, Anna, 1962-. Milkman
Irlanda do Norte – História
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRIGIDA, Marcela Santos. “Reading-while-walking”: a nomadology of the troubles in Anna Burns’s fiction. 2022. 165 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17585
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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