Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17595
Tipo do documento: Tese
Título: Poder e influência de uma potência média: o Brasil na América do Sul (1980-2015)
Título(s) alternativo(s): Power and influence of a middle power: Brazil in South America (1980-2015)
Autor: Pereira, Diego Marques Morlim 
Primeiro orientador: Lima, Maria Regina Soares de
Primeiro membro da banca: Milani, Carlos Roberto Sanchez
Segundo membro da banca: Pinheiro, Leticia de Abreu
Terceiro membro da banca: Dias, Guilherme Moreira
Quarto membro da banca: Duarte, Rubens de Siqueira
Resumo: A discussão sobre o poder é o ponto de partida deste trabalho. Muitas vezes o poder é visto como um fim em si mesmo, como um recurso à disposição dos Estados e como algo que deve ser perseguido por eles incessantemente como forma de manter soberania e garantir segurança. Mas mais poder significa mais influência? O caso do Brasil na América do Sul é sintomático no que diz respeito à dissociação entre recursos de poder e influência, ao passo que a potência unipolar da região tem sua influência e sua liderança constantemente questionadas pelos países vizinhos, seja por meio de atitudes nas relações bilaterais e nas instituições regionais, seja por meio de contestação às posições do país em âmbito internacional. Dessa forma, nos parece claro que recursos de poder não são garantia de influência na política internacional. Em Poder e influência de uma potência média: o Brasil na América do Sul (1980-2015), discutimos o significado de poder político e a estrutura de poder do Brasil na região com o intuito de responder a pergunta: por que o Brasil não é capaz de exercer influência inconteste sobre os países sul-americanos em relação a questões regionais? Baseando-nos em pesquisa qualitativa e quantitativa, vemos que a assimetria de recursos de poder do Brasil em relação aos demais países da América do Sul não se configura necessariamente em influência do país na região, o que ressalta a existência de um paradoxo do poder.
Abstract: The discussion about power is the starting point of this work. Power is often seen as an end in itself, as a resource available to states and as something a state must incessantly pursue as a way to maintain its sovereignty and guarantee its security. But does more power mean more influence? The Brazilian position in South America is symptomatic regarding the dissociation between power resources and influence, as the unipolar power in the region has its influence and leadership continuously questioned by its neighbours through a negative attitude in bilateral relations and regional institutions or by dispute over Brazil's positions in the international scenario. Thus, it looks clear to us that power resources do not guarantee influence in international politics. In Power and influence of a middle power: Brazil in South America (1980-2015) we discuss the meaning of political power and the Brazilian power structure in the subcontinent, aiming to answer the question: why cannot Brazil exercise undisputed influence over South-American countries regarding regional issues? Based on qualitative and quantitative research, we find that the power resources asymmetry in Brazil’s favor over the other South American countries does not constitute Brazilian influence over the region necessarily, which highlights the existence of a paradox of power.
Palavras-chave: Power
Influence
Leadership
Material capabilities
Immaterial capabilities
Brazil
South America
Paradox of power
Liderança política
Brasil - Relações exteriores - América do Sul
Ciência política
Poder
Liderança
Recursos materiais
Recursos imateriais
Brasil
América do Sul
Paradoxo do poder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citação: PEREIRA, Diego Marques Morlim. Poder e influência de uma potência média: o Brasil na América do Sul (1980-2015). 188 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) — Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17595
Data de defesa: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Diego Marques Morlim Pereira - 2019 - Completa.pdf3,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.