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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17609
Tipo do documento: Dissertação
Título: O docente na Educação Infantil: professor ou professora?
Título(s) alternativo(s): The teacher in Early Childhood Education: teacher or teacher?
Autor: Paula, Adeilson de 
Primeiro orientador: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Primeiro membro da banca: Reis, Maria Clareth Gonçalves
Segundo membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Terceiro membro da banca: Monção, Vinicius de Moraes
Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo investigar como se deu o processo de inserção e de permanência do docente do gênero masculino na Educação Infantil, uma vez que esse segmento da educação é um ambiente historicamente dominado por docentes mulheres, seja no Brasil ou em muitos outros países. Assim, verificaremos as trajetórias profissionais dos docentes, compreendendo as razões que os levaram a decidir por essa área predominantemente feminina do magistério. Empregamos a metodologia quantitativa como caminho para a problematização do caso, que permitiu a análise dos dados coletados. Foram aplicados 2 (dois) formulários através da Plataforma Googledoc com questões fechadas e abertas realizadas com os docentes do gênero masculino por meio do compartilhamento de link do formulário do Google docs pelas redes sociais Whatsapp, Facebook e por e-mail. Utilizamos nesse trabalho as percepções e considerações de 11 docentes participantes da pesquisa que atuam ou atuaram na Educação Infantil, em unidades educacionais situadas no estado do Rio de Janeiro. Lançamos mão do referencial teórico fundamentado em Sayão (2005), Monteiro (2014), Ramos (2011) e Moreno (2017), pesquisadores que debateram os temas centrais em questão. Adotamos ainda a definição de gênero como uma construção social e cultural defendidos por Louro (1997; 2008), Scott (1995) e Butler (2003), bem como nos embasamos no editorial Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professores em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais, do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). Apresentamos nessa dissertação 3 (três) capítulos: 1 - “Primeiros Passos”; 2 - “Os Percalços do Caminho”; e 3 - “Superando os Percalços”. Concluímos que a principal forma de entrada e permanência dos professores do sexo masculino na Educação Infantil do sistema de ensino público é a aprovação e a posse decorrentes dos concursos públicos. No entanto, é necessário construir uma Educação Infantil com equidade de gênero onde os homens sejam incluídos nesse segmento, como as experiencias de nossos entrevistados demonstraram.
Abstract: This dissertation aims to investigate how the process of insertion and permanence of the male teacher in Early Childhood Education took place, since this segment of education is an environment historically dominated by women teachers, both in Brazil and in many other countries. Thus, we will verify the teachers' professional trajectories, understanding the reasons that led them to decide for this predominantly female area of teaching. We employed the quantitative methodology as a way to problematize the case, which allowed the analysis of the data collected. We applied 2 (two) forms through the Google doc platform with closed and open questions carried out with male teachers by sharing the link of the Google docs form through the social networks Whatsapp, Facebook and by e-mail. In this work we used the perceptions and considerations of 11 teachers participating in the research who work or have worked in Early Childhood Education in educational units located in the state of Rio de Janeiro. We used the theoretical framework based on Sayão (2005), Monteiro (2014), Ramos (2011) and Moreno (2017), researchers who discussed the central themes in question. We also adopted the definition of gender as a social and cultural construction advocated by Louro (1997; 2008), Scott (1995), and Butler (2003), as well as based on the editorial Gender and Diversity in School: Teacher Training in Gender, Sexual Orientation, and Ethnic-Racial Relations, of the Latin American Center on Sexuality and Human Rights (CLAM/IMS/UERJ). In this dissertation we presented 3 (three) chapters: 1 - "First Steps"; 2 - "The Mishaps along the Way"; and 3 - "Overcoming the Mishaps". We conclude that the main way for male teachers to enter and remain in Early Childhood Education in the public school system is through the approval and tenure resulting from public competitions. However, it is necessary to build an Early Childhood Education with gender equity where men are included in this segment, as the experiences of our interviewees have shown
Palavras-chave: Early Childhood Education
Teacher
Gender
Educação Infantil
Docente
Gênero
Educação de crianças
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PAULA, Adeilson de. O docente na Educação Infantil: professor ou professora?. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17609
Data de defesa: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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