Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17610
Tipo do documento: Tese
Título: Fatores de proteção e de risco em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a partir das Teorias bioecológica e da Resiliência
Título(s) alternativo(s): Protection and risk factors in 6th grade students from the bioecological and resilience theories
Autor: Carvalho, Aline Penna de 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro coorientador: Coimbra, Susana Maria Gonçalves
Primeiro membro da banca: Barrera, Sylvia Domingos
Segundo membro da banca: Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de
Terceiro membro da banca: Quiterio , Patrícia Lorena
Resumo: Os contributos da investigação integrada ao modelo bioecológico e da resiliência demonstram a importância de entender como fatores de proteção e de risco de diferentes sistemas podem influenciar o ajustamento acadêmico e pessoal de estudantes, em particular os que podem pertencer a grupos em situação particularmente vulnerável. O estudo transversal com delineamento prospectivo teve como objetivo geral investigar fatores de proteção e de risco em estudantes do 6º ano. Os objetivos específicos foram: (1) Investigar a relação entre habilidades sociais, suporte do ambiente familiar, clima escolar, estressores escolares, discriminação cotidiana e indicadores de ajustamento no 6º ano; (2) Testar um modelo de predição para autoeficácia acadêmica e geral, considerando como preditores as características sociodemográficas, os indicadores de proteção e os indicadores de risco; (3) Investigar se existe diferença entre habilidades sociais, suporte do ambiente familiar e clima escolar conforme características sociodemográficas; (4) Caracterizar diferentes perfis de ajustamento psicossocial de estudantes, considerando fatores de risco, proteção e indicadores de ajustamento. Participaram do estudo 448 alunos que frequentavam o 6º ano de cinco escolas públicas da rede municipal que responderam: (1) Subescala de Autoeficácia para Desempenho Acadêmico; (2) Escala de Autoeficácia Geral; (3) Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (versão Breve); (4) Inventário de Estressores Escolares; (5) Questionário do Clima Escolar; (6) Questionário de Transição Escolar; (7) Escala da Percepção Infantil dos Suportes do Ambiente Familiar; (8) Questionário de Discriminação Cotidiana; (9) Questionário com informações sociodemográficas. Foram verificadas as qualidades psicométricas dos instrumentos e realizadas análises descritivas e paramétricas. Os resultados da correlação identificaram que a autoeficácia acadêmica se correlacionou positivamente com as crenças de autoeficácia geral e com os indicadores de proteção. Já as crenças de autoeficácia geral, além de se correlacionarem positivamente com os indicadores de proteção, se correlacionou negativamente com os indicadores de risco; Os resultados da regressão hierárquica mostraram que o modelo final para crenças de autoeficácia acadêmica explicou 9% da variação e para as crenças de autoeficácia geral explicou 18%; Os resultados da MANOVA indicaram que os meninos apresentaram valores significativamente mais elevados de autocontrole e abordagem afetiva do que as meninas. Já os alunos que não tinham reprovado apresentaram valores significativamente mais altos de suporte afetivo do que os alunos que já tinham reprovado; A análise de clusters identificou dois perfis distintos, um vulnerável e um resiliente. O presente estudo pode contribuir para a compreensão de como as influências de algumas variáveis pessoais e contextuais influenciam os resultados acadêmicos e podem gerar mais oportunidades protetivas do que riscos, além de processos de resiliência. Esses resultados poderão ser utilizados em programas de intervenção com alunos, seus familiares e professores.
Abstract: The contributions of integrated research to the bioecological and resilience model demonstrate the importance of understanding how protective and risk factors of different systems can influence the academic and personal adjustment of students, particularly those who may belong to groups in a particularly vulnerable situation. This cross-sectional study with a prospective design aimed to investigate protective and risk factors in 6th graders. The specific objectives were: (1) To investigate the relationship between social skills, support from the family environment, school climate, school stressors, everyday discrimination and adjustment indicators in the 6th grade; (2) Test a prediction model for academic and general self-efficacy, considering sociodemographic characteristics, protection indicators and risk indicators as predictors; (3) Investigate whether there is a difference between social skills, support from the family environment and school climate according to sociodemographic characteristics; (4) Characterize different profiles of psychosocial adjustment of students, considering risk factors, protection and adjustment indicators. A total of 448 students attending the 6th grade of five public schools in the municipal network participated in the study. They answered: (1) Academic Self-Efficiency Subscale; (2) Scale of Generalized Self-efficacy; (3) Inventory of Social Skills for Adolescents (Short version); (4) Inventory of School Stressors; (5) School Climate Questionnaire; (6) School Transition Questionnaire; (7) Scale of Childhood Perception of Support for the Family Environment; (8) Daily Discrimination Scale; (9) Questionnaire with demographic information. The psychometric qualities of the instruments were verified and descriptive and parametric analyzes were carried out. The correlation results identified that academic self-efficacy was positively correlated with general self-efficacy beliefs and with protective indicators. On the other hand, general self-efficacy beliefs, in addition to being positively correlated with protection indicators, were negatively correlated with risk indicators; Hierarchical regression results showed that the final model for academic self-efficacy beliefs explained 9% of the variation and for general self-efficacy beliefs explained 18%; MANOVA results indicated that boys had significantly higher self-control and affective approach values than girls. On the other hand, students who had not failed had significantly higher values of affective support than students who had already failed; Cluster analysis identified two distinct profiles, one vulnerable and one resilient. This study can contribute to the understanding of how the influences of some personal and contextual variables influence academic results and can generate more protective opportunities than risks, in addition to processes of resilience. These results can be used in intervention programs with students, their families and teachers.
Palavras-chave: Elementary School
Adolescent
Protective factors
Risk factors
Psicologia Social
Educação
Adolescentes
Ensino Fundamental
Adolescente
Fatores de proteção
Fatores de risco
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: CARVALHO, Aline Penna de. Fatores de proteção e de risco em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a partir das Teorias bioecológica e da Resiliência. 2021. 179 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17610
Data de defesa: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Aline Penna de Carvalho - 2021 - Completa.pdf2,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons