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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17612
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Autoformação docente contínua cotidiana numa perspectiva emancipatória artesanias narrativas |
Título(s) alternativo(s): | Self continuous daily teachers' education in an emancipational perspective: Narrative Artisans |
Autor: | Campos, Marina Santos Nunes de ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Alexandra Garcia Ferreira |
Segundo membro da banca: | Reis, Graça Regina Franco da Silva |
Terceiro membro da banca: | Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo |
Quarto membro da banca: | Pereira, Fabio de Barros |
Quinto membro da banca: | Peixoto, Leonardo Ferreira |
Resumo: | A presente tese objetiva investigar os modos pelos quais docentes tecem os saberes próprios da profissão para, a partir disso, discutir propostas de formação mais coerentes com a maneira como são tecidos os conhecimentos da docência cotidianamente. É realizada uma argumentação para que outras formas de conhecimento sejam validadas, para além daquela produzida e reconhecida de maneira hegemônica. Ao fazer isso, compreende que a formação docente é contínua, que se tece nos diferentes contextos de formação e que esse processo se configura como uma autoformação, que é singularcoletiva. Enquanto método, recorre ao entrelaçamento dos procedimentos metodológicos da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, da pesquisa narrativa e da sociologia das ausências e das emergências. Ao mergulhar nos materiais narrativos que emergem das atuações de um grupo de pesquisa e extensão, indica para a contribuição desses para a formação e autoformação tanto de quem os pesquisa, como de quem os produz e consulta. As considerações provisórias da pesquisa apontam para que as narrativas docentes, ao serem documentadas e divulgadas, além de oportunizarem a autoformação de quem as vive, podem oferecer subsídios para a formação docente contínua, contemplando a inicial e continuada, em diferentes contextos, inclusive acadêmicos, e para a formulação de políticas públicas voltadas para a formação de professores. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the ways in which teachers weave their own knowledge of the profession to, based on that, discuss teachers' education proposals that could be more coherent with the way in which teaching knowledge is woven on a daily teching. An argument is made to sustain that other forms of knowledge are valid, beyond that produced and recognized in a hegemonic way. By doing this, it understands that teachers' education is continuous, that it is woven in different contexts and that this process is configured as self-education, which is singular and collective. As a method, it resorts to the intertwining of methodological research procedures in/of/with everyday life, narrative research and the sociology of absences and emergencies. By diving into the narrative materials that emerge from the actions of a research and extension group, it indicates their contribution to the formation and self-education of both those who research them and those who produce and consult them. The provisional considerations of the research point out that the teaching narratives, when documented and disseminated, in addition to providing opportunities for self-education for those who experience them, can provide subsidies for continuing teachers' education, including initial and continuing, in different contexts, including academic ones, and for the formulation of public policies aimed at training teachers. |
Palavras-chave: | Everyday school life Teachers’ education Teachers’ narratives Educação Cotidiano Professores - Formação Cotidiano escolar Formação docente Narrativas docentes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CAMPOS, Marina Santos Nunes de. Autoformação docente contínua cotidiana numa perspectiva emancipatória artesanias narrativas. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17612 |
Data de defesa: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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