Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17627
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Diários de uma aluna aprendiz de professora: inventando Modos de aprendensinar Psicologia |
Título(s) alternativo(s): | Diaries of a student apprentice teacher: inventing Psychological learning Modes |
Autor: | Lomba, Debora Emanuelle Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | Arendt, Ronald João Jacques |
Primeiro coorientador: | Quadros, Laura Cristina de Toledo |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ângela Maria Carneiro |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Ana Cláudia Lima |
Terceiro membro da banca: | Moraes, Marcia Oliveira |
Resumo: | A escrita diarística deste trabalho revela em sua forma um componente importantíssimo desta tese: os acontecimentos da vida como forma de reflexão e inspiração para o desenvolvimento dos Modos de aprendensinar Psicologia. No cotidiano de aluna e professora, as experiências vivenciadas tecem ideias para a proposição de modos de aprender e ensinar Psicologia através das experiências ocorridas nos mais diferentes espaços, sejam eles educacionais ou não. E, com a proposição de ampliar as formas de ler o mundo e produzir conhecimento, entram em cena diferentes linguagens, além da escrita. A arte então se apresenta como uma aliada, assim como bell hooks (2013), Paulo Freire (1996), Rubem Alves (2010, 2005, 2001) e alguns autores da Teoria Ator-Rede, como Bruno Latour (2012, 207), John Law (2004), Vinciane Despret (2012, 2004), Arendt (2016), Quadros (2019), Tsallis (2014), Moraes (2019). E no diálogo com estes autores, mas também com meus professores e alunos, fui inventando os Modos de aprendensinar Psicologia que apresento nesta tese. |
Abstract: | The diary writing of this work reveals in its form a very important component of this thesis: the events of life as a form of reflection and inspiration for the development of the Modes of Learning Psychology. In the daily life of student and teacher, the experiences lived weave ideas for proposing ways to learn and teach Psychology through the experiences that took place in the most different spaces, whether educational or not. And, with the proposition of expanding the ways of reading the world and producing knowledge, different languages come into play, in addition to writing. Art then presents itself as an ally, as well as bell hooks (2013), Paulo Freire (1996), Rubem Alves (2010, 2005, 2001) and some authors of the Actor-Network Theory, such as Bruno Latour (2012, 207), John Law (2004), Vinciane Despret (2012, 2004), Arendt (2016), Quadros (2019), Tsallis (2014), Moraes (2019). And in the dialogue with these authors, but also with my teachers and students, I was inventing the Modes of Learning Psychology that I present in this thesis. |
Palavras-chave: | Psicologia Social Educação Psicólogo – Formação Formação em Psicologia Teoria Ator-Rede Vida Experiência Corpo Graduation in Psychology Actor-Network Theory Life Experience Body |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | LOMBA, Debora Emanuelle Nascimento. Diários de uma aluna aprendiz de professora: inventando Modos de aprendensinar Psicologia. 2020. 141 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17627 |
Data de defesa: | 20-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Debora Emanuelle Nascimento Lomba - 2020 - Completa.pdf | 916,69 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons