Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17642
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo redes: vivência universitária de alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Weaving networks: university experience of students with intellectual disabilities and autism spectrum disorder
Autor: Silva, Iúry Fagundes da 
Primeiro orientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Mascaro, Cristina Angélica Aquino De Carvalho
Segundo membro da banca: Antunes , Katiuscia Cristina Vargas
Terceiro membro da banca: Pisetta , Maria Angélica Augusto de Mello
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central discutir as vivências de jovens com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de suas experiências em um curso de extensão universitária. Nessa direção, o estudo pretende também debater as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência no espaço universitário. Fizeram parte da pesquisa 11 jovens e adultos com DI e TEA, sendo esses alunos participantes do projeto/curso de extensão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio da metodologia da pesquisa-ação, com dados colhidos através de registros em diário de campo e fotos, roda de conversa e entrevistas online realizadas com os sujeitos da pesquisa. A fim de compreender o impacto do projeto/curso de extensão, foi realizada a triangulação dos dados coletados por meio desses instrumentos. A análise dos dados e os resultados obtidos permitem concluir que as vivências no espaço universitário foram e são de suma importância para a compreensão acerca da relevância e da necessidade de se pensar a inclusão desse público na universidade e em outros espaços, como o mercado de trabalho, e o quanto essas vivências são necessárias para o percurso formativo da pessoa com deficiência.
Abstract: The main objective of this research is to discuss the experiences of young people with intellectual disabilities (ID) and autism spectrum disorder (ASD) at the State University of Rio de Janeiro (UERJ), based on their experiences in a university extension course. In this direction, the study also intends to debate the issues that involve the inclusion of people with disabilities in the university space. Eleven young people and adults with ID and ASD took part in the research, with these students participating in the project/extension course. A qualitative approach was used through the methodology of action research, with data collected through records in a field diary and photos, conversation circle and online interviews conducted with the research subjects. In order to understand the impact of the project/extension course, the triangulation of the data collected through these instruments was performed. The analysis of the data and the results obtained allow us to conclude that the experiences in the university space were and are of paramount importance for understanding the relevance and need to think about the inclusion of this public in the university and in other spaces, such as the labor market, and how much these experiences are necessary for the training path of the person with a disability.
Palavras-chave: Intellectual Disability
Autistic Spectrum Disorder
Inclusion
University
Educação
Deficiência Intelectual
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Universidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Iúry Fagundes da. Tecendo redes: vivência universitária de alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17642
Data de defesa: 23-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Iúry Fagundes da Silva - 2021 - Completa.pdf1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons