Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17651
Tipo do documento: Tese
Título: Educação no espaço público da cidade. Práticas de resistência e criatividade na Praça da Cinelândia no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Education in the public space of the city: resistance and creativity practices in Cinelândia square in Rio de Janeiro
Autor: Bruno, Ana Sofia Cartaxo 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Carrano, Paulo César Rodrigues
Segundo membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Terceiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Quarto membro da banca: Guimarães, Paula Cristina da Encarnação Oliveira
Resumo: A tese EDUCAÇÃO NO ESPAÇO PÚBLICO DA CIDADE. PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA E CRIATIVIDADE NA PRAÇA DA CINELÂNDIA NO RIO DE JANEIRO traz a perspectiva da educação no espaço público da cidade através das dinâmicas de educação nas práticas de resistência e criatividade associadas à educação popular e aos movimentos sociais no Rio de Janeiro. Segue a trajetória etnográfica de compreensão de práticas educativas nas ações de ocupação e práticas de assembleia na Praça da Cinelândia. A pesquisa empírica segue os movimentos da cidade como estratégia de abordagem a partir do olhar para as práticas e dinâmicas de ocupação de espaços públicos. A perspectiva de educação no espaço público da cidade constrói-se no sentido de resgatar ações e experimentos educativos no âmbito da reivindicação, ocupação e ressignificação do público e do educativo. Do aprofundamento da trajetória de compreensão da relação entre espaço público e educação no Rio de Janeiro, com enfoque nas lutas e resistências dos movimentos sociais urbanos poéticos que assentam na política contemporânea das ruas que estar junto produz, a pesquisa procura investigar e problematizar as práticas de ocupação e assembleia desde o exercício do habitar a educação na praça da Cinelândia no centro da cidade. O foco da pesquisa desloca-se para o chão, para as escadarias dos edifícios públicos, para o miolo da praça, nas ocupações regulares, ocasionais, temporárias ou transitórias. Os caminhos da pesquisa empírica desenham-se desde o chegar, o estar na rua, o caminhar, o assentar e o habitar e permitem compreender a educação a partir das práticas de ocupação e resistência no espaço público no âmbito da política contemporânea das ruas e observar como se ensaiam exercícios que podem ser entendidos como educativos; compreender como se performa a educação a partir de práticas de ocupação e assembleia dos corpos em aliança na política contemporânea das ruas; e inventar educações desde ações e práticas de ocupação e assembleia que os corpos em aliança e o estar junto produzem em práticas e experiências.
Abstract: The thesis EDUCATION IN THE PUBLIC SPACE OF THE CITY. RESISTANCE AND CREATIVITY PRACTICES IN CINELÂNDIA SQUARE IN RIO DE JANEIRO deals with the perspective of education in the city's public space through the educational dynamics present in the practices of resistance and creativity associated with popular education and social movements in Rio de Janeiro. It follows an ethnographic trajectory of understanding educational practices in occupation actions and assembly practices in Cinelândia Square. The empirical research follows the city's movements as an approach strategy that focuses on the practices and dynamics of occupation of public spaces. The perspective of education in the city's public space is built in the sense of rescuing educational actions and experiments within the scope of the vindication, occupation and resignification of the public and the educational. We intend to deepen the trajectory of understanding the relationship between public space and education in Rio de Janeiro, by focusing on the struggles and resistances of poetic urban social movements which actions are based on the contemporary politics of the streets produced by the being together. Our research seeks to investigate and problematize the practices of occupation and assembly through the exercise of inhabiting education in the Cinelândia square in the city center. The research focus shifts to the ground, to the stairs of public buildings, to the core of the square, in regular, occasional, temporary or transitory occupations. The paths of empirical research are drawn from arriving, being on the street, walking, settling and inhabiting. They allow understanding education through the practices of occupation and resistance in public space within the scope of contemporary street politics; observing how exercises that can be understood as educational are rehearsed; to understand how education is performed based on practices of occupation and assembly of bodies in alliance in contemporary street politics; and inventing educations through actions and practices of occupation and assembly produced in practices and experiences by bodies in alliance and the being together.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação Popular
Movimentos sociais urbanos
Educação no espaço público da cidade
Práticas de resistência e criatividade
Education in the public space of the city
Practices of resistance and creativity
Popular Education
Urban social movements
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: BRUNO, Ana Sofia Cartaxo. Educação no espaço público da cidade. Práticas de resistência e criatividade na Praça da Cinelândia no Rio de Janeiro. 2021. 209 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17651
Data de defesa: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ana Sofia Cartaxo Bruno - 2021 - Completa.pdf2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons