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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tem criança na roda!: Percepções da infância nas rodas de samba
Título(s) alternativo(s): Have a child on the wheel!: perceptions of childhood in samba wheels
Autor: Venas, Raíza Moreira Martins 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Segundo membro da banca: Santos, Nubia de Oliveira
Resumo: Esta dissertação apresenta o trajeto de uma pesquisa que buscou compreender a presença e participação de crianças em rodas de samba do Rio de Janeiro, atentando para as formas como a infância se expressa nas celebrações, e como esta fase da vida dialoga com os demais sujeitos atuantes na manifestação cultural em questão. Atravessada por diversas ressignificações metodológicas, a pesquisa buscou conhecer as formas e fisionomias com que a infância se mostra no contexto da cultura do samba. Para tanto, a metodologia utilizada foi de observação sensível do cotidiano, para perceber na sutileza os aspectos da cultura e da infância no contexto, e, a partir disto, produziu-se crônicas de samba e infância. O campo foi constituído por cinco rodas de samba, localizadas por regiões da cidade do Rio de Janeiro. Quanto ao texto da dissertação, no primeiro momento, aborda-se as inquietações e chegança ao tema com a justificativa, para em seguida abordar a construção metodológica, e, sucessivamente, apresentar a concepção de infância que foi usada, e discutir o samba para além de um gênero musical – que forjado pelo jongo – constitui um complexo de saberes, se configurando como uma cultura própria, ou seja, um modo de viver. Sendo, portanto, um dos definidores da cultura popular brasileira, e uma cultura de resistência por excelência. Por último, são apresentadas as considerações finais a respeito das fisionomias da infância encontradas nas rodas de samba. O referencial teórico elencado foi distribuído da seguinte maneira: a infância é tratada a partir da concepção de Walter Benjamin e dos pressupostos apresentados por Rita Ribes Pereira; as questões sobre o samba são entendidas a partir dos documentos Dossiê das Matrizes do Samba e Dossiê do Jongo no Sudeste; e, também, a partir dos autores Luiz Antônio Simas, Nei Lopes, Muniz Sodré e Roberto Moura. Em relação às discussões sobre cultura são basilares as teorias de Eleonora Gabriel, Hélio Pajeú, Mailsa Passos. Sobre a escrita da dissertação, foi fundamental a leitura de Antônio Cândido e Marília Amorim. Por fim, ajudam a compor esta pesquisa as composições de sambas dos mestres: Ivone Lara, Paulinho Mocidade, Jurandir Beringela, Candeia, Rildo Hora, Adilson Victor, Sombrinha, José Bispo, Tião, Acyr Marques, Jorge Aragão, Nelson Sargento, Haroldo Barbosa e Janet de Almeida.
Abstract: This dissertation presents the trajectory of a research that sought to understand the presence and participation of children in samba rhythms in Rio de Janeiro, paying attention to the ways childhood expresses itself in celebrations, and how this phase of life dialogues with the other acting subjects in the cultural manifestation in question. Crossed by several methodological reassignments, the research sought to know the forms and physiognomy with which childhood is shown in the context of samba culture. In order to do so, the methodology used was a sensitive observation of daily life, to understand subtlety aspects of culture and childhood in context, and, from this, chronicles of samba and childhood were produced. Five samba wheels, throughout the city, constituted the field. As for the text of the dissertation, in the first moment, we approach the restlessness and approach to the theme with the justification, to then approach the methodological construction, and, successively, to present the conception of childhood that was used, and to discuss the samba beyond of a musical genre - that forged by the jongo - constitutes a complex of knowledge, becoming a culture of its own, that is, a way of living. Being, therefore, one of the definers of Brazilian popular culture, and a culture of resistance par excellence. Finally, the final considerations regarding the physiognomies of childhood found in the samba wheels are presented. The theoretical reference list was distributed as follows: childhood is treated from the conception of Walter Benjamin and the assumptions presented by Ribes Pereira; the questions about samba are understood from the documents Dossier of the Matrix of the Samba and Dossier of the Jongo in the Southeast; and also from the authors Luiz Antônio Simas, Nei Lopes, Muniz Sodré and Roberto Moura. Regarding the discussions about culture, the theories of Eleonora Gabriel, Hélio Pajeú, and Mailsa Passos are basic. On the writing of the dissertation, it was fundamental the reading of Antônio Cândido and Marília Amorim. Finally, the compositions of sambas of the masters help to compose this research: Ivone Lara, Paulinho Mocidade, Jurandir Beringela, Candeia, Rildo Hora, Adilson Victor, Sombrinha, José Bispo, Tião, Acyr Marques, Jorge Aragão, Nelson Sargento, Haroldo Barbosa and Janet de Almeida.
Palavras-chave: Childhood
Samba Wheel
Culture
Educação
Infância
Roda de Samba
Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VENAS, Raíza Moreira Martins. Tem criança na roda!: Percepções da infância nas rodas de samba. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17656
Data de defesa: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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