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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17658
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre as perdas e a angústia: o real da clínica oncológica com crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): Between losses and angst: the real of the oncology clinic with children and adolescents
Autor: Mesquita, Marina Leorne Cruz 
Primeiro orientador: Darriba, Vinícius Anciães
Primeiro membro da banca: Alberti, Sonia
Segundo membro da banca: Grimberg, Angélica Bastos de Freitas Rachid
Resumo: A presente dissertação é fruto dos questionamentos advindos da prática analítica com crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Diante do acompanhamento de cada caso, foi possível perceber uma relação que eventualmente se manifesta: a relação entre o câncer, as perdas no corpo causadas pelo adoecimento e seu tratamento, e a possibilidade do aparecimento da angústia. As sucessivas perdas colocam os sujeitos diante do impossível, daquilo que não se consegue descrever, porém, para além de toda a devastação, as crianças e adolescentes conseguem criar saídas para lidar com as perdas, para se reinventar. Diante disso, com o intuito de compreender o que está em jogo nas perdas corporais e o que possibilitou às crianças e adolescentes a criação de tais saídas, a presente pesquisa partiu do aprofundamento teórico da relação entre corpo, perda e angústia, através das obras de Freud, do ensino de Lacan e seus comentadores. Foi realizado, então, um caminho teórico que se iniciou na constituição do eu e do corpo, com o intuito de demonstrar que uma perda no corpo é também uma perda de ancoragem psíquica, chegando então àquilo que se presentifica diante da perda que abala a imagem corporal: o objeto a. A partir do objeto a articulou-se teoricamente a perda com a possibilidade de manifestação da angústia, e, a partir da análise de quatro fragmentos de casos acompanhados pela pesquisadora, foi possível relacioná-los ao luto, que surgiu como um processo fundamental na clínica oncológica. Foi o trabalho de luto que tornou possível às crianças e adolescentes o atravessamento das perdas potencialmente angustiantes e a continuidade em um caminho desejante. Na trajetória da pesquisa, ao nos debruçarmos sobre o que o câncer escancara de real, entramos no real da clínica e em seus efeitos sobre o analista, e, diante disso, em algo que permitiu a aposta nos sujeitos e a sustentação de um trabalho diante do real que se impõe: o desejo do analista.
Abstract: This dissertation is the result of questions arising from the analytical practice with children and adolescents undergoing cancer treatment. Faced with the monitoring of each case, it was possible to perceive a relationship that eventually manifests itself: the relationship between cancer, the losses in the body caused by the illness and its treatment, and the possibility of the appearance of angst. Successive losses place subjects in the face of the impossible, of what cannot be described, however, in addition to all the devastation, children and adolescents manage to create ways to deal with losses, to reinvent themselves. Given this, in order to understand what is at stake in body losses and what enabled children and adolescents to create such exits, this research started from the theoretical deepening of the relationship between body, loss and angst, through the works of Freud, from the teaching of Lacan and his commentators. Then, a theoretical path was initiated that started in the constitution of the self and the body, in order to demonstrate that a loss in the body is also a loss of psychic anchoring, reaching then what is present in the face of the loss that shakes the image corporal: the object a. The loss was theoretically articulated from the object a with the possibility of angst manifestation, and, based on the analysis of four fragments of cases followed by the researcher, it was possible to relate them to mourning, which emerged as a fundamental process in the oncology clinic. It was the mourning work that made it possible for children and adolescents to go through the potentially distressing losses and to continue on a desiring path. In the trajectory of the research, when we look at what cancer opens up to real, we enter into the real of the clinic and its effects on the analyst, and, in view of that, in something that allowed the bet on the subjects and the support of a work in the face of the real that imposes itself: the analyst's desire.
Palavras-chave: Psychoanalysis
Cancer
Clinical Ethics
Pediatrics
Bodily Losses
Psicanálise
Câncer
Ética clínica
Pediatria
Perdas Corporais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: MESQUITA, Marina Leorne Cruz. Entre as perdas e a angústia: o real da clínica oncológica com crianças e adolescentes. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17658
Data de defesa: 23-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

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