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Tipo do documento: Dissertação
Título: Bibliotecas comunitárias: atuação cultural, contribuição social e humana a classes populares
Título(s) alternativo(s): Community Libraries: cultural performance, social and human contribution to popular classes
Autor: Carvalho, Beatriz Teixeira de 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Segundo membro da banca: Gomes , Priscila Ribeiro
Resumo: A pesquisa investigou os trabalhos desenvolvidos em uma biblioteca comunitária localizada em favela do Rio de Janeiro. Para isso, foi em busca de compreender a história da luta por emancipação de escravizados, passando por quilombos e cortiços, além de toda a repressão colonial vivida até chegar ao surgimento das favelas. Valendo-se de autores negros e negras, analisou-se a relevância da reflexão sobre novas epistemologias e, entre elas, a decolonialidade, a fim de aportar novos saberes às pesquisas acadêmicas para o que, em muito, contribuiu a concepção do que é espaço comunitário, entendido como aquele que acolhe, resiste às adversidades e onde a cooperação — semelhante a uma aldeia em Burkina Fasso — é o fator principal que faz o trabalho de ajuda mútua acontecer. Debruçada sobre o conceito de biblioteca comunitária e a diferença desse modelo de atuação ao das demais bibliotecas, a pesquisa produziu levantamento de leis e planos de incentivo ao livro e à leitura até chegar ao Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e culminou com entrevista — utilizando metodologia de conversa informal — realizada com uma agente de biblioteca comunitária. A fala da entrevistada em diálogo com aportes teóricos contribuiu para compreender significados da mediação de leitura em espaços de cultura criados nas comunidades, bastante diferentes de outras formas de tratar a leitura, propostas por escolas.
Abstract: The research investigated the works developed by a community library located in a favela in Rio de Janeiro. For that, it was in search of understanding the history of the struggle for the emancipation of the enslaved, passing through quilombos and tenements, in addition to all the colonial repression experienced until arriving at the appearance of the favelas. Drawing on black and black authors, the relevance of reflection on new epistemologies and, among them, decoloniality, was analyzed, in order to bring new knowledge to academic research, which contributed greatly to the conception of what space is. community, understood as one who welcomes, resists adversity and where cooperation — similar to a village in Burkina Faso — is the main factor that makes the work of mutual aid happen. Focused on the concept of community library and the difference between this model of action and that of other libraries, the research produced a survey of laws and plans to encourage books and reading until reaching the National Book and Reading Plan (PNLL) and culminated in an interview — using informal conversation methodology — carried out with a community library agent. The interviewee's speech in dialogue with theoretical contributions contributed to understanding the meanings of mediation of reading in cultural spaces created in communities, quite different from other ways of dealing with reading, proposed by schools.
Palavras-chave: Community Library
Slum
Community
Reading Mediation
Cooperation
Culture
Educação
Bibliotecas Comunitárias
Favela
Comunidade
Mediação da leitura
Cooperação
Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Beatriz Teixeira de. Bibliotecas comunitárias: atuação cultural, contribuição social e humana a classes populares. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17659
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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