Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17661
Tipo do documento: Tese
Título: Infância do campo: uma análise do papel educativo da luta pela terra e suas implicações na formação das crianças Sem Terrinha do MST
Título(s) alternativo(s): Infancia del campo: un análisis del rol educativo de la lucha por la tierra y sus implicaciones para la formación de la niñez Sin tierra en el MST
Childhood in the Countryside: an analysis of the educational role of the struggle for land and its implications in the formation of the landless children of MST
Autor: Ramos, Márcia Mara 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Redondo, Patrícia Raquel
Segundo membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Terceiro membro da banca: Prestes, Zoia Ribeiro
Quarto membro da banca: Gomes, Lizandra Ogg
Resumo: A tese intitulada “Infância do Campo: uma análise do papel educativo da luta pela terra e suas implicações na formação das crianças Sem Terrinha do MST” prezou por uma investigação apreendida na análise da concepção materialista e dialética da história. Compreendendo a urgência de outro projeto societário, da produção de outra hegemonia e considerando que as crianças, dentro de sua classe social, devem ter um papel político e histórico, dessa forma, contribuindo a partir do seu tempo/criança. O estudo teve como objetivo analisar o projeto educativo para as crianças Sem Terra, entendendo que se trata de um sujeito coletivo, histórico, político e social, cuja consciência se forma diretamente em territórios demarcados por uma histórica conflitualidade no campo da luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil. Intencionou investigar como a formação sociopolítica das e com as crianças do MST tem proporcionado ações de resistência e emancipação na educação da infância do e no campo. Os princípios que orientaram a pesquisa teve como fundamentação a filosofia da práxis social, considerando a relação dialética entre teoria e prática para o trabalho formativo e educativo com a infância do campo, através do processo histórico da luta pela terra no MST e a realização do 1° Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha. Considerando aqui, o processo histórico e a práxis educativa do MST na construção das escolas de acampamentos e assentamentos, das mobilizações das crianças Sem Terrinha e da Ciranda Infantil como instrumentos políticos das crianças e que proporcionam também uma maior participação das mulheres no Movimento. Concluímos que a pesquisa destaca como central os processos formativos e educativos na construção da história social e política da infância na luta pela terra no MST, no período de 1984 a 2018, tendo como marco a realização do 1° Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha, com o entendimento de que os processos organizativos do MST na luta pela terra, proporcionam uma participação ativa e efetiva das crianças Sem Terrinha na sociedade.
Abstract: The thesis entitled "Childhood in the Countryside: an analysis of the educational role of the struggle for land and its implications in the formation of the landless children of MST" was based on an investigation grounded on an analysis of the materialist and dialectic conception of history. Understanding the urgency of another project of society, of the production of another hegemony and considering that the children, within their social class, should have a political and historical role, thus contributing from their time/childhood. The study aimed to analyze the educational project for the Landless children, understanding that they are a collective, historical, political and social subject, whose consciousness is formed directly in territories demarcated by a historical conflict in the field of the struggle for land and agrarian reform in Brazil. It intended to investigate how the sociopolitical formation of and with the children of the MST has provided actions of resistance and emancipation in the education of children of and in the countryside. The principles that guided the research were based on the philosophy of social praxis, considering the dialectical relationship between theory and practice for the formative and educational work with children in the countryside, through the historical process of the struggle for land in MST and the holding of the 1st National Meeting of Landless Children. We consider the historical process and the educational praxis of the MST in the construction of schools in the camps and in the settlements, the mobilizations of the Landless children and the Ciranda Infantil (Children's popular school) as political instruments for the children and also as tools that provide a greater participation of women in the Movement. We conclude that the central highlights of the research are the formative and educational processes in the construction of the social and political history of childhood in the struggle for land in MST, in the period from 1984 to 2018, with the 1st National Meeting of the Landless Children as a landmark, understanding that the organizational processes of the MST in the struggle for land provide an active and effective participation of the Landless children in society.
La tesis titulada “infancia del campo: un análisis del rol educativo de la lucha por la tierra y sus implicaciones para la formación de la niñez Sin tierra en el MST” destacó una investigación aprendida en el análisis de la concepción materialista y dialéctica de la historia. Comprender la urgencia de otro proyecto social, la producción de otra hegemonía y considerar que los niños, dentro de su clase social, deben tener un rol político e histórico, contribuyendo así desde su tiempo/niñez. El estudio tuvo como objetivo analizar el proyecto educativo para la niñez Sin Tierra, entendiendo que se trata de un sujeto colectivo, histórico, político y social, cuya conciencia se forma en territorios demarcados por un conflicto histórico en el ámbito de la lucha por tierra y por la reforma agraria en Brasil. Se pretendió investigar cómo la formación sociopolítica de y con los niños del MST ha proporcionado acciones de resistencia y emancipación en la educación de la niñez del campo. Los principios que guiaron la investigación se basaron en la filosofía de la praxis social, considerando la relación dialéctica entre teoría y práctica para el trabajo formativo y educativo con la niñez del campo, a través del proceso histórico de la lucha por tierra en el MST y la realización del 1º Encuentro Nacional de niños y niñas Sin Tierra. Considerando aquí, el proceso histórico y la praxis educativa del MST en la construcción de escuelas en campamentos y asentamientos, las movilizaciones de los niños Sin Tierra y de la Ciranda Infantil como instrumentos políticos para la niñez y que proporcionan una mayor participación de las mujeres en el Movimiento. Se concluye que la investigación destaca como centrales los procesos formativos y educativos en la construcción de la historia social y política de la niñez Sin Tierra en la lucha por la tierra en el MST, en el periodo de 1984 a 2018, con el marco de la realización del 1º Encuentro Nacional de niños Sin Tierra, con la comprensión de que los procesos organizativos del MST en la lucha por tierra, brindan una participación efectiva de los niños Sin Terrinha en la sociedad.
Palavras-chave: Educación del Movimiento
Pedagogía del capital
Ciranda Infantil
Sin Terrinha
Lucha
Education of the Movement
Pedagogy of Capital
Landless Children
Children's Ciranda
Struggle
Educação
Pedagogia do Capital
Movimento Sem Terra
Infância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RAMOS, Márcia Mara. Infância do campo: uma análise do papel educativo da luta pela terra e suas implicações na formação das crianças Sem Terrinha do MST. 2021. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17661
Data de defesa: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Márcia Mara Ramos - 2021 - Completa.pdf12,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons