Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17704
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fiando histórias, tecendo vidas: a literatura infantil na formação de leitores
Título(s) alternativo(s): Spinning stories, weaving lives: children’s literature in the development of reading skills
Autor: Alencar, Flávia Côrtes de 
Primeiro orientador: Perim, Regina Silva Michelli
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Piedade, Amir Aparecido dos Santos
Resumo: Esta pesquisa tem como proposta investigar a literatura infantil como agente formador de leitores críticos, durante o processo de alfabetização escolar, fornecendo sugestões de atividades a serem utilizadas em sala de aula. Esse percurso passa pela importância da fantasia e do maravilhoso na formação do leitor, tendo por corpus ficcional, da tradição, os contos dos irmãos Grimm, bem como pela literatura infantil brasileira, com o chamado “boom” dos anos 1970 e o verismo, incluindo as contribuições de escritores considerados os maiores desbravadores dessa literatura no país: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Lygia Bojunga. A pesquisa abarca ainda as narrativas mais contemporâneas e sua contribuição na formação do leitor brasileiro: as sugestões de atividades, orientadas sob a luz das metodologias de pesquisadores de renome, concentram-se na análise e leitura de livros dos autores Mary e Eliardo França, e Leo Cunha. Partindo da pesquisa bibliográfica, este trabalho dialoga com teorias de diferentes campos do saber e sustenta-se, principalmente, nos estudos de literatura brasileira, literatura infantojuvenil e teoria da literatura, tendo por base a metodologia comparativa. Fundamentando a pesquisa sobre letramentos e formação de leitores, há os trabalhos de Magda Soares, Regina Zilberman, Rildo Cosson, Maria Teresa Tedesco, Teresa Colomer, Roxane Rojo, Cyntia Girotto, Renata Junqueira e Michèle Petit. Sobre o maravilhoso e os contos de fada, estão os estudos realizados por Robert Darnton, Nelly Novaes Coelho, Karin Volobuef e Regina Michelli. Na investigação do maravilhoso como gênero, o apoio se faz em Tzvetan Todorov. Sobre as questões relativas ao medo na literatura, Bruno Bettelheim e Gilberto Freire. Acerca das obras específicas de Literatura Infantojuvenil brasileira, recorre-se aos estudos de Eliana Yunes, Laura Sandroni, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Regina Zilberman
Abstract: This research aims to investigate children's literature as a formative agent of critical readers, during the process of school alphabetization, providing suggestions for schoolworks to be used in classroom. This path goes through the importance of fantasy and marvelous in reader’s formation, having as fictional corpus, from the tradition, the Grimm brothers' tales, as well as the Brazilian children's literature, with the so-called “boom” of the 1970's and the verism, including the contributions of some writers considered the greatest explorers of this literature in the country: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Lygia Bojunga. The research also includes the most contemporary narratives and their contribution to the formation of the Brazilian reader: the schoolworks suggestions, oriented by the light of the methodologies of renowned researchers, focus on the analysis and reading of books by the authors Mary and Eliardo França, and Leo Cunha. Starting from the bibliographical research, this work dialogues with theories of different fields of knowledge and is based mainly on the studies of Brazilian literature, children's literature and literature theory, based on the comparative methodology. Basing the research on literacy and reader training, there are the works by Magda Soares, Regina Zilberman, Rildo Cosson, Maria Teresa Tedesco, Teresa Colomer, Roxane Rojo, Cyntia Girotto, Renata Junqueira and Michèle Petit. Regarding the marvelous and fairy tales are the studies by Robert Darnton, Nelly Novaes Coelho, Karin Volobuef and Regina Michelli. In the investigation of the wonderful as a genre, the support is made in Tzvetan Todorov. Regarding the issues related to fear in literature, there are the works ofBruno Bettelheim and Gilberto Freire. About the specific works of Brazilian Children's Literature, were used the studies of Eliana Yunes, Laura Sandroni, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho and Regina Zilberman
Palavras-chave: Literature reading
Readers formation
Children’s literature
School alphabetization
Leitura literária
Formação de leitores
Literatura infantil
Alfabetização escolar
Literatura infantojunvenil
Alfabetização
Leitores – Reação crítica
Leitura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CÔRTES, Flávia. Fiando histórias, tecendo vidas: a literatura infantil na formação de leitores. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17704
Data de defesa: 3-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Flavia Cortes de Alencar - 2020 - Completa.pdf1,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.