Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17710
Tipo do documento: Tese
Título: Programa de formação continuada de professores no uso da comunicação alternativa
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher training program in the use of alternative communication
Autor: Marçal y Guthierrez, Carla Cordeiro 
Primeiro orientador: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Redig, Annie Gomes
Segundo membro da banca: Deliberato, Debora
Terceiro membro da banca: Nunes , Leila Regina d’Oliveira de Paula
Quarto membro da banca: Plestch, Márcia Denise
Resumo: Refletir sobre a formação continuada de professores é sempre necessário, pois ela fomenta o desenvolvimento profissional e ainda pode estar conectada a lutas mais amplas por justiça social e contribuir para a diminuição das lacunas na qualidade da educação disponível para estudantes de diferentes perfis. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo implementar e avaliar um programa de formação continuada de professores no uso da Comunicação Alternativa – CA, analisando a contribuição e os efeitos da autoscopia na prática docente. Assim como, verificar os efeitos da Comunicação Alternativa no cotidiano escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas professoras. Para isso, foram realizados os Estudos I e II. O Estudo I teve como objetivo elaborar o Programa de Formação Continuada e verificar seus efeitos, mediante o uso da autoscopia, no desempenho pedagógico das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no uso da Comunicação Alternativa (CA). Os quatro encontros de formação continuada aconteceram na sala de recursos de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro e as intervenções com os estudantes aconteceram em sala de aula comum, onde ocorria a bidocência. Foram realizadas 3 sessões de linha base e 17 sessões de intervenção, sendo 4 voltadas para a formação com as professoras. A partir dos resultados do Estudo I, foi possível observar o desempenho das professoras a fim de favorecer a comunicação de seus estudantes com os recursos de Comunicação Alternativa – CA. O Estudo II teve como objetivo verificar e analisar os efeitos da Comunicação Alternativa (CA) no desempenho da comunicação dos estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula comum, tendo a fase 1 do PECS-Adaptado desenvolvida. Os participantes, dois estudantes e duas professoras do AEE, foram os mesmos do Estudo I. Os resultados sinalizaram uma maior interação comunicativa dos estudantes com suas professoras. Além disso, eles começaram a fazer uso da Comunicação Alternativa (CA) em sala de aula, ampliando a possibilidade de comunicação. Ainda como resultado, o PECS-Adaptado mostrou-se um eficaz sistema de CA para ser utilizado por alunos com TEA em sala de aula.
Abstract: Reflecting on continuing teacher education is always necessary, as it promotes professional development and can still be connected to broader struggles for social justice and contribute to reducing the gaps in the quality of education available to students of different profiles. In view of this, the present work aims to implement and evaluate a program of continuing education for teachers in the use of Alternative Communication - CA, analyzing the contribution and effects of autoscopy in teaching practice. As well as, verify the effects of Alternative Communication in the school routine of students with Autism Spectrum Disorder - TEA and their teachers. For that, Studies I and II were carried out. Study I aimed to Elaborate the Continuing Education Program and verify its effects, through the use of autoscopy, on the pedagogical performance of the teachers of Specialized Educational Services (AEE) in the use of Alternative Communication (CA). The four meetings of continuing education took place in the resource room of a public school in the city of Rio de Janeiro and the interventions with students took place in a common classroom, where bi-teaching took place. Three baseline sessions and 17 intervention sessions were held, 4 of which focused on training with teachers. From the results of Study I, it was possible to observe the performance of the teachers in order to favor the communication of their students with the resources of Alternative Communication - CA. Study II aimed to verify and analyze the effects of Alternative Communication (AC) on the performance of students' communication with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in a common classroom, with phase 1 of the PECS-Adapted developed. The participants, two students and two AEE teachers, were the same as in Study I. The results signaled a greater communicative interaction between students and their teachers. In addition, they began to make use of Alternative Communication (CA) in the classroom, expanding the possibility of communication. As a result, the PECS-Adapado proved to be an effective AC system to be used by students with ASD in the classroom.
Palavras-chave: Educação
Professores – Formação
Transtorno do Espectro Autista
Formação continuada de professores
Autoscopia
Comunicação Alternativa
Continuing teacher education
Autoscopy
Alternative Communication
Autistic Spectrum Disorder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARÇAL y GUTHIERREZ, Carla Cordeiro. Programa de formação continuada de professores no uso da comunicação alternativa. 2022. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17710
Data de defesa: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez - 2022 - Completa.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons