Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças |
Título(s) alternativo(s): | Memories boxes built with children narratives |
Autor: | Schubsky, Cecília de Miranda ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Primeiro membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Segundo membro da banca: | Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Quarto membro da banca: | Morais, Jacqueline de Fatima dos Santos |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo olhar a criança como sujeito da cultura, constituída como sujeito na história e na memória social, produtora de memórias singulares, Para isso, busco compreender algumas experiências da infância contemporânea através das narrativas das memórias de infância de crianças que ingressaram no sexto ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Essas narrativas foram sendo constituídas a partir da construção de uma caixa de memórias, onde as crianças reuniram objetos que elas consideravam significativos da sua infância. Esses objetos serviram de ponto inicial para o desenvolvimento de uma serie de narrativas e trouxeram à superfície temas que eram caros às crianças. Busco apresentar o conceito de memória que usa como referência os estudos de Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, entre outros, além das muitas vozes presentes nas narrativas das crianças. O trabalho de campo adotou como principal estratégia metodológica a pesquisa-intervenção com narrativas realizadas durantes as aulas de história, com duas turmas de crianças entre 10 e 11 anos de idade. Essas narrativas feitas no espaço coletivo apresentaram temas como o processo de construção das caixas, as histórias dos objetos apresentados, os nascimentos e a morte. Essa tese defende a ideia da criança como agente histórico, capaz de constituir suas próprias narrativas de infância. |
Abstract: | This thesis objective is to see the child as a subject of culture and a producer of history and social memory capable of producing singular memories. Those narratives were composed from the construction of a memory box, where children gathered objects they considered significant from their childhood. Those objects were the starting point for the development of a series of narratives and brought up themes who were dear to the children. I want to introduce the memory concept that references studies from Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, among others, besides the many voices present in the children´s narratives. The field work had as it´s main methodologic strategy the intervention research with narratives created during History classes, with two classes of children between 10 and 11 years old. Those narratives born in the collective space presented themes such as the construction process of the memory boxes, the stories of objects contained in them, their births and death as a subject. This thesis advocates the idea of children as historic agents, able to constitute their own childhood narratives. |
Palavras-chave: | Educação Memória Criança História Narrativa Nascimento Morte Memory History Narrative Child Birth Death |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SCHUBSKY, Cecília de Miranda. Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711 |
Data de defesa: | 23-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Cecília de Miranda Schubsky - 2018 - Completa.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.