Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
Tipo do documento: Tese
Título: Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
Título(s) alternativo(s): Memories boxes built with children narratives
Autor: Schubsky, Cecília de Miranda 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Morais, Jacqueline de Fatima dos Santos
Resumo: Esta tese tem por objetivo olhar a criança como sujeito da cultura, constituída como sujeito na história e na memória social, produtora de memórias singulares, Para isso, busco compreender algumas experiências da infância contemporânea através das narrativas das memórias de infância de crianças que ingressaram no sexto ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Essas narrativas foram sendo constituídas a partir da construção de uma caixa de memórias, onde as crianças reuniram objetos que elas consideravam significativos da sua infância. Esses objetos serviram de ponto inicial para o desenvolvimento de uma serie de narrativas e trouxeram à superfície temas que eram caros às crianças. Busco apresentar o conceito de memória que usa como referência os estudos de Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, entre outros, além das muitas vozes presentes nas narrativas das crianças. O trabalho de campo adotou como principal estratégia metodológica a pesquisa-intervenção com narrativas realizadas durantes as aulas de história, com duas turmas de crianças entre 10 e 11 anos de idade. Essas narrativas feitas no espaço coletivo apresentaram temas como o processo de construção das caixas, as histórias dos objetos apresentados, os nascimentos e a morte. Essa tese defende a ideia da criança como agente histórico, capaz de constituir suas próprias narrativas de infância.
Abstract: This thesis objective is to see the child as a subject of culture and a producer of history and social memory capable of producing singular memories. Those narratives were composed from the construction of a memory box, where children gathered objects they considered significant from their childhood. Those objects were the starting point for the development of a series of narratives and brought up themes who were dear to the children. I want to introduce the memory concept that references studies from Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, among others, besides the many voices present in the children´s narratives. The field work had as it´s main methodologic strategy the intervention research with narratives created during History classes, with two classes of children between 10 and 11 years old. Those narratives born in the collective space presented themes such as the construction process of the memory boxes, the stories of objects contained in them, their births and death as a subject. This thesis advocates the idea of children as historic agents, able to constitute their own childhood narratives.
Palavras-chave: Memory
History
Narrative
Child
Birth
Death
Educação
Memória
Criança
História
Narrativa
Nascimento
Morte
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SCHUBSKY, Cecília de Miranda. Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Cecília de Miranda Schubsky - 2018 - Completa.pdf3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.