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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Laboriosa mocidade, emblema da Virtude, da Honestidade e do Progresso": o caso do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1856 – 1861)
Título(s) alternativo(s): "Laborious youth, emblem of virtue, honesty and progress": the case of the Liceu de Artes Ofícios do Rio de Janeiro(1856-1861)
Autor: Prado, Carlos Henrique Mattos do 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Segundo membro da banca: Medeiros Neta, Olívia Morais de
Resumo: Esta pesquisa aborda a problemática da formação técnica no campo das “artes e ofícios” na segunda metade do século XIX, na Corte imperial. Uma primeira aproximação com esta questão se deu por intermédio do estudo do impresso intitulado - O Brazil Artístico – Revista da Sociedade Propagadora das Bellas-Artes do Rio de Janeiro (Nova-Phase), relançado na Cidade do Rio de Janeiro- então Capital da República, em março de 1911. Nessa ocasião, a Revista reeditou os seis primeiros números deste periódico, publicados em 1857, tendo sido inicialmente encontrada na hemeroteca da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP) e, logo após, na seção de obras raras da Biblioteca Nacional (BN). Nas reedições surgiram as primeiras manifestações acerca da necessidade de implantação do ensino profissionalizante e da criação de um Liceu de Artes e Ofícios na Corte, inaugurado em 1858. Das pautas privilegiadas do conteúdo da revista O Brazil Artístico o ponto mais central consiste nos discursos que pregam a urgência da educação profissional no país para atender à “mocidade laboriosa” destituída de capital material e cultural, o que remete ao arcabouço teórico-metodológico propostos por Bourdieu e Passeron (1992).Deste modo, no trato com este impresso, procurou-se analisar o processo da produção, materialidade, circulação e o projeto editorial, destacando-se os enunciados regulares que privilegiam a defesa da criação de uma instituição profissionalizante, de caráter privado, no contexto histórico do séc. XIX. A análise do impresso permite pensar a respeito do seu papel na criação, organização e fortalecimento do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, tanto no período em que o impresso foi criado, quanto na fase inicial da instituição e na compreensão dos arranjos arquitetônicos, estes conjecturados na pesquisa a partir dos estudos de Michel Foucault (2003). Considerei, ainda, a conjuntura educacional e as tensões políticas internas e externas das instituições envolvidas, por intermédio das quais foi possível observar agentes, procedimentos, saberes e rede institucional mobilizada em torno da pauta do ensino dos ofícios e do desenho artístico apresentados nos estatutos das duas instituições. A partir destas nuances, foi possível investigar as Instituições voltadas exclusivamente para a formação de mão de obra especializada na capital do Brasil na segunda metade século XIX, a criação e a organização de uma rede de Liceus de Artes e Ofícios, bem como as relações com experiências e iniciativas assemelhadas no Brasil e no exterior. Por fim, a investigação permitiu refletir a respeito da organização e distribuição de uma rede institucional mobilizada em torno da pauta de ensino e da formação técnica ou da “luta em prol das belas artes, do seu desenvolvimento em uma terra que possui verdadeiros talentos artísticos e onde sobejam aptidões para o belo”, como consta na apresentação dos redatores da revista O Brazil Artístico, em 1911.
Abstract: This research addresses the issue of technical training in the field of "arts and crafts" in the second half of the 19th century, at the Imperial Court. A first approach to this issue was made through the study of the printed material entitled - O Brazil Artístico - Revista da Sociedade Propagadora das Bellas-Artes do Rio de Janeiro (Nova-Phase), re-launched in the City of Rio de Janeiro - then Capital of the Republic, in March 1911. On that occasion, the journal reedited the first six issues of this periodical, published in 1857, and was initially found in the hemeroteca of the Biblioteca Brasiliana Guita and José Mindlin (USP) and, soon after, in the rare works section of the Biblioteca Nacional (BN). In the re-editions appeared the first manifestations about the need to implement professionalizing education and the creation of a Liceu de Artes e Ofícios in the Court, inaugurated in 1858. From the privileged guidelines of the content of the magazine O Brazil Artístico, the most central point consists of the speeches that preach the urgency of professional education in the country to attend the "laborious youth" deprived of material and cultural capital, which refers to the theoretical and methodological framework proposed by Bourdieu and Passeron (1992). In this way, in dealing with this printed material, we tried to analyze the production process, materiality, circulation, and the editorial project, highlighting the regular enunciations that privilege the defense of the creation of a professionalizing institution, of private character, in the historical context of the 19th century. The analysis of the printed material allows us to think about its role in the creation, organization and strengthening of the Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, both in the period in which the printed material was created, and in the initial phase of the institution and in the understanding of the architectural arrangements, these conjectured in the research based on Michel Foucault's studies (2003). I also considered the educational context and the internal and external political tensions of the institutions involved, through which it was possible to observe agents, procedures, knowledge, and the institutional network mobilized around the teaching of trades and artistic design presented in the statutes of the two institutions. From these nuances, it was possible to investigate the institutions exclusively focused on the training of skilled labor in the capital of Brazil in the second half of the nineteenth century, the creation and organization of a network of high schools of arts and crafts, as well as the relations with similar experiences and initiatives in Brazil and abroad. Finally, the research allowed us to reflect on the organization and distribution of an institutional network mobilized around the agenda of teaching and technical training or the "fight for the fine arts, its development in a land that has real artistic talents and overflowing aptitudes for beauty", as stated in the presentation of the editors of the magazine O Brazil Artístico, in 1911.
Palavras-chave: Professionalizing education in Imperial Brazil
Printed papers
Educação
Ensino profissionalizante
Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro
Ensino profissionalizante no Brasil Imperial
Impressos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PRADO, Carlos Henrique Mattos do. "Laboriosa mocidade, emblema da Virtude, da Honestidade e do Progresso": o caso do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1856 – 1861). 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17715
Data de defesa: 23-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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