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Tipo do documento: Tese
Título: Percepções sobre avaliação de educadoras dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o CAp-UERJ
Título(s) alternativo(s): Perceptions of the assessment performed by elementary school early grades educators: a study carried out in CAp-UERJ
Autor: Oliveira, Renata Leite de 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Oliveira, Verônica Borges de
Terceiro membro da banca: Fernandes , Claudia de Oliveira
Quarto membro da banca: Borralho, António Manuel Águas
Resumo: Esta tese se dedica à temática da avaliação com recorte para as avaliações que acontecem nas salas de aula. A pesquisa aqui relatada objetivou compreender a percepção das professoras do terceiro ano do ensino fundamental do CAp-UERJ sobre as práticas de avaliação pedagógica conduzidas em suas salas de aula. A partir desse objetivo geral, o estudo buscou responder às seguintes questões de pesquisa: como as docentes trabalham com a avaliação nas práticas cotidianas de sala de aula?; como são realizados os retornos referentes às aprendizagens dos estudantes? Buscou saber também se as docentes promovem oportunidades para que os estudantes regulem suas aprendizagens. Para a efetivação do estudo, foi elaborado um quadro de referência conceitual a partir das análises de teses, artigos e livros referentes a avaliação. Esse processo foi potente para a organização dos conceitos trabalhados, orientando a formulação dos instrumentos de pesquisa. Assim, utilizamos a entrevista e o questionário com cinco docentes responsáveis pelo terceiro ano do ensino fundamental no período letivo de 2020. Posteriormente à entrevista, o questionário contribuiu para a análise do perfil docente, evidenciando a relevância da formação acadêmica e a relação entre ensino, pesquisa e extensão como propulsores de reflexões e pesquisas sobre a prática docente. E mais: analisamos as documentações de acesso público da instituição investigada sobre a temática avaliativa. Os resultados da pesquisa indicam que as docentes buscam desenvolver avaliações com características formativas, recorrendo à utilização do feedback, propiciando momentos de regulação das aprendizagens, oportunizando o debate sobre os critérios avaliativos com os alunos, recorrendo a diversos instrumentos avaliativos e favorecendo espaços para a elaboração de saberes tanto coletiva como individualmente. Para além das categorias elaboradas inicialmente, também foram evidenciados aspectos entre avaliação e questões referentes à desigualdade social, à “postura de estudante” e ao planejamento.
Abstract: This thesis addresses the assessment subject area, having in-classroom evaluations as focal points. This research aimed to understand CAp-UERJ elementary school third grade teachers’ views on the educational assessment carried out in their classes. The study sought to answer how teachers deal with assessment in their everyday practices; how feedback on learning is given; and whether the teachers give room for the students to regulate their learning. To accomplish this study, a conceptual reference framework was established based on the analysis of theses, articles and books about assessment. Such process was potent to the organization of the concepts involved and guided the formulation of the research tools. Therefore, interviews and questionnaires with five teachers in charge of the elementary school third grade in 2020 term were carried out. Following the interview, the questionnaire contributed to the analysis of the teacher’s profile, highlighting the significance of academic qualification as well as the relationship among teaching, research and postgraduate as propellers of thinking and researching on teacher’s practice. In addition, CAp-UERJ’s publicly accessible documents regarding assessment were analyzed. The research findings demonstrate that the teachers seek to develop evaluations with formative features, resorting to feedback, providing learning regulating times, giving opportunity to debate assessment criteria with the students, making use of several evaluation tools as well as giving room to both collective and individual knowledge elaboration. In addition to the initially established categories, some aspects connected to assessment and issues related to social inequality, student’s attitude and planning were also observed.
Palavras-chave: Education assessment
Formative Assessment
Feedback
Evaluation tools
Assessment criteria
Regulation
Early grades
Avaliação Pedagógica
Avaliação formativa
Instrumentos avaliativos
Critérios avaliativos
Regulação
Anos iniciais
CAp-UERJ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Renata Leite de. Percepções sobre avaliação de educadoras dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o CAp-UERJ. 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17735
Data de defesa: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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