Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17736
Tipo do documento: Tese
Título: Pós-graduação e pesquisa educacional no Brasil: políticas e debates
Título(s) alternativo(s): Posgraduate and educational research in Brazil: politics and debates
Autor: Silva, Sérgio Rafael Barbosa da 
Primeiro orientador: Borba, Siomara Moreira Vieira
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Santos, Edna Maria dos
Terceiro membro da banca: Motta, Vânia Cardoso da
Quarto membro da banca: Silva, Waldeck Carneiro da
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar debates e inciativas que constituíram a trajetória da pós-graduação, da pós-graduação em educação e da pesquisa educacional no Brasil. A temática mais ampla de nossa investigação é a pesquisa educacional, sendo que, especificamente, nesse trabalho, o nosso objeto de investigação são as análises que orientaram o processo de implantação da pós-graduação em educação. Para cumprir o objetivo proposto, analisamos artigos publicados no periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), entre 1944 e 2012, considerando questões político-institucionais que contribuíram para a implantação da pós-graduação em educação e da pesquisa educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica a aproximação com o objeto de estudo acontece a partir de fontes bibliográficas. Nessa aproximação “o conhecimento da realidade não é apenas a simples transposição dessa realidade para o pensamento” (LIMA e MIOTO, 2007, p. 40). Quatro capítulos compõem este trabalho. No primeiro capítulo, apresentamos indicações iniciais sobre a trajetória da pós-graduação brasileira enfatizando inciativas legais e institucionais adotadas na implantação desse nível de educação superior. No segundo capítulo, nos detemos nos debates sobre a utilização de pesquisas educacionais nas decisões do sistema educacional brasileiro. No terceiro capítulo, focamos nos aspectos que orientaram o funcionamento do nível pós-graduado no Brasil. No quarto capítulo, apresentamos aspectos que contribuíram para mudanças institucionais na universidade brasileira.
Abstract: This paper aims at presenting debates and initiatives that constituted the path for the post-graduate program, post-graduate in Education and educational research in Brazil. The broader subject of our investigation is the educational research, considering that, especially on this paper, the focus of our investigation is the analysis that guided the implementation process of the post-graduate in Education. In order to accomplish the proposed objective, we have analyzed articles published on the magazine Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) between 1944 and 2012, considering political-institutional issues that contributed to the implementation of the post-graduate in Education and of the educational research in Brazil. It is a bibliographic research. On the bibliographic research, the approximation to the study happens from bibliographic sources. On this approximation, "the awareness of reality is not a mere transition from this reality to the thinking" (LIMA e MIOTO, 2007, p. 40). This paper is made up of four chapters. On the first chapter, we present initial indications about the path for the Brazilian post-graduate emphasizing legal and institutional initiatives adopted on the implementation of this higher education level. On the second chapter, we discuss the debates about the utilization of educational researches on the decisions of the Brazilian educational system. On the third chapter, we focus on the aspects that guided the operation of the post-graduate level in Brazil. On the fourth chapter, we present aspects that contributed to the institutional changes on the Brazilian universities.
Palavras-chave: Post-graduate program
Post-graduate in Education
Educational research
Educação
Ensino Superior – Brasil
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Pós-graduação
Pós-graduação em educação
Pesquisa educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Pós-graduação e pesquisa educacional no Brasil: políticas e debates. 2016. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17736
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Sérgio Rafael Barbosa da Silva - 2016 - Completa.pdf1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons