Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17736
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pós-graduação e pesquisa educacional no Brasil: políticas e debates |
Título(s) alternativo(s): | Posgraduate and educational research in Brazil: politics and debates |
Autor: | Silva, Sérgio Rafael Barbosa da ![]() |
Primeiro orientador: | Borba, Siomara Moreira Vieira |
Primeiro membro da banca: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Segundo membro da banca: | Santos, Edna Maria dos |
Terceiro membro da banca: | Motta, Vânia Cardoso da |
Quarto membro da banca: | Silva, Waldeck Carneiro da |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar debates e inciativas que constituíram a trajetória da pós-graduação, da pós-graduação em educação e da pesquisa educacional no Brasil. A temática mais ampla de nossa investigação é a pesquisa educacional, sendo que, especificamente, nesse trabalho, o nosso objeto de investigação são as análises que orientaram o processo de implantação da pós-graduação em educação. Para cumprir o objetivo proposto, analisamos artigos publicados no periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), entre 1944 e 2012, considerando questões político-institucionais que contribuíram para a implantação da pós-graduação em educação e da pesquisa educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica a aproximação com o objeto de estudo acontece a partir de fontes bibliográficas. Nessa aproximação “o conhecimento da realidade não é apenas a simples transposição dessa realidade para o pensamento” (LIMA e MIOTO, 2007, p. 40). Quatro capítulos compõem este trabalho. No primeiro capítulo, apresentamos indicações iniciais sobre a trajetória da pós-graduação brasileira enfatizando inciativas legais e institucionais adotadas na implantação desse nível de educação superior. No segundo capítulo, nos detemos nos debates sobre a utilização de pesquisas educacionais nas decisões do sistema educacional brasileiro. No terceiro capítulo, focamos nos aspectos que orientaram o funcionamento do nível pós-graduado no Brasil. No quarto capítulo, apresentamos aspectos que contribuíram para mudanças institucionais na universidade brasileira. |
Abstract: | This paper aims at presenting debates and initiatives that constituted the path for the post-graduate program, post-graduate in Education and educational research in Brazil. The broader subject of our investigation is the educational research, considering that, especially on this paper, the focus of our investigation is the analysis that guided the implementation process of the post-graduate in Education. In order to accomplish the proposed objective, we have analyzed articles published on the magazine Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) between 1944 and 2012, considering political-institutional issues that contributed to the implementation of the post-graduate in Education and of the educational research in Brazil. It is a bibliographic research. On the bibliographic research, the approximation to the study happens from bibliographic sources. On this approximation, "the awareness of reality is not a mere transition from this reality to the thinking" (LIMA e MIOTO, 2007, p. 40). This paper is made up of four chapters. On the first chapter, we present initial indications about the path for the Brazilian post-graduate emphasizing legal and institutional initiatives adopted on the implementation of this higher education level. On the second chapter, we discuss the debates about the utilization of educational researches on the decisions of the Brazilian educational system. On the third chapter, we focus on the aspects that guided the operation of the post-graduate level in Brazil. On the fourth chapter, we present aspects that contributed to the institutional changes on the Brazilian universities. |
Palavras-chave: | Educação Ensino Superior – Brasil Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) Pós-graduação Pós-graduação em educação Pesquisa educacional Post-graduate program Post-graduate in Education Educational research |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Pós-graduação e pesquisa educacional no Brasil: políticas e debates. 2016. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17736 |
Data de defesa: | 29-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Sérgio Rafael Barbosa da Silva - 2016 - Completa.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons