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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma investigação sobre Frações e possibilidades de Educação Financeira Crítica e Decolonial no 6º ano
Título(s) alternativo(s): An investigation into Fractions and possibilities of Critical and Decolonial Financial Education in the 6th year
Autor: Duarte, Denise Amorim de Mello 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo realizar um estudo diagnóstico junto ao docente da disciplina de Matemática com o propósito de identificar e analisar as concepções acerca da Educação Financeira em uma aula sobre o ensino de frações. Na pesquisa, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Quais concepções acerca da Educação Financeira são produzidas pelos sujeitos em uma aula sobre frações no 6º ano? Para tanto, realizamos a análise de uma intervenção de ensino voltada para a construção de conceitos associados às frações por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada em Duque de Caxias. Como fundamentação, construímos nosso quadro teórico assentado sobre os temas Saberes Docentes, Educação Financeira Crítica e Pedagogia Decolonial. A metodologia empregada foi a pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa. Nosso estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira consistiu na análise da intervenção de ensino numa aula sobre frações. A segunda etapa consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada junto ao docente da turma. Os resultados mostraram que as concepções produzidas estão mais voltadas para conceitos espontâneos sobre o uso do dinheiro e práticas de consumo. Ao jogar luz sobre essas intervenções acerca de conceitos matemáticos evidenciamos a importância desta pesquisa encorajando professores de Matemática que já fazem uma prática da Educação Financeira crítica em sala de aula, a fim de investir de poder essas ações.
Abstract: This dissertation aimed to carry out a diagnostic study with the Mathematics teacher in order to identify and analyze the conceptions about Financial Education in a class on the teaching of fractions. In the research, we proposed to answer the following question: What conceptions about Financial Education are produced by the subjects in a class about fractions in the 6th grade? Therefore, we analyzed a teaching intervention aimed at the construction of concepts associated with fractions by students in the 6th year of elementary school at a school located in Duque de Caxias. As a foundation, we built our theoretical framework based on the themes of Teaching Knowledge, Critical Financial Education and Decolonial Pedagogy. The methodology used was descriptive research, with a qualitative approach. Our study was developed in two stages: the first consisted of the analysis of the teaching intervention in a class about fractions. The second stage consisted of applying a semi-structured interview carried out with the class teacher. The results showed that the conceptions produced are more focused on spontaneous concepts about the use of money and consumption practices. By throwing light on these interventions about mathematical concepts, we highlight the importance of this research, encouraging Mathematics teachers who already practice critical Financial Education in the classroom, in order to invest power in these actions.
Palavras-chave: Financial Education
Critical Financial Education
Decolonial Pedagogy
Elementary School.
Educação Financeira
Educação Financeira Crítica
Pedagogia Decolonial
Ensino Fundamental
Frações
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: DUARTE, Denise Amorim de Mello. Uma investigação sobre Frações e possibilidades de Educação Financeira Crítica e Decolonial no 6º ano. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17737
Data de defesa: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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