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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de conceitos matemáticos pertencentes ao campo multiplicativo em uma turma do oitavo ano
Título(s) alternativo(s): Construction of mathematical concepts belonging to the multiplicative field in an eighth grade class
Autor: Gomes, Elohá Sheyla Vaz 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem do eixo comparação multiplicativa por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Nessa dissertação, tivemos como questão de pesquisa: Como ocorre o processo de aprendizagem relativo ao eixo comparação multiplicativa em alunos de uma turma do oitavo ano? Para alcançar o objetivo proposto, nosso cenário de pesquisa foi a Escola Municipal Professor Hélio Ferreira da Silva, localizada na periferia de Paracambi, que pertence a Baixada Fluminense. Os 22 sujeitos envolvidos pertencem a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 13 anos. Buscamos aportes teóricos na Teoria dos Campos Conceituais com os estudos de Vergnaud (1981, 1983, 1990, 1991, 1996, 1999, 2009), que nos levou até os estudos de Magina, Santos e Merlini (2011, 2016), que classificaram o Campo das Estruturas Multiplicativas, que foi objeto de estudo dessa pesquisa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa a partir do método de pesquisa-ação, pois analisamos as resoluções de duas avaliações –inicial e final – e dos esquemas utilizados durante uma sequência de ensino, ambosformulados a partir dos estudos de Magina, Santos e Merlini (2011, 2016) e aplicado pela pesquisadora na turma. Como resultado, apontamos que o campo conceitual multiplicativo, nas relações ternárias, eixo comparação multiplicativa, que a classe referido desconhecido é a que os alunos apresentaram maior número de respostas corretas, seguidas das classes referente desconhecido e relação desconhecida, nessa ordem. Porém, após a aplicação da sequência de ensino, a classe relação desconhecida foi a que apresentou maior crescimento no número de acertos. A análise dos conceitos apresentados pelos alunos aponta para a utilização dos algoritmos da multiplicação e divisão, seguido da utilização de adição de parcelas repetidas ou subtrações sucessivas.
Abstract: This research aimed to analyze the learning process of the multiplicative comparison axis by eighth grade students. In this dissertation, we had as a research question: How does the learning process related to the multiplicative comparison axis in students of an eighth grade class? To achieve the proposed objective, our research scenario was the Professor Hélio Ferreira da Silva Municipal School, located on the outskirts of Paracambi, which belongs to Baixada Fluminense. The 22 subjects involved belong to an 8th grade elementary school class, with an average age of 13 years. We sought theoretical contributions in the Theory of Conceptual Fields with the studies of Vergnaud (1981, 1983, 1990, 1991, 1996, 1999, 2009), which led us to the studies of Magina, Santos and Merlini (2011, 2016), who classified the Field of Multiplicative Structures, which was the subject of this research. The research had a qualitative approach based on the action research method, since we analyzed the resolutions of two evaluations - initial and final - and the schemes used during a teaching sequence, both formulated from the studies of Magina, Santos and Merlini (2011, 2016) and applied by the researcher in the class. As a result, we point out that the multiplicative conceptual field, in the ternary relations, multiplicative comparison axis, that the class referred to unknown is the one that students presented the highest number of correct answers, followed by the classes referring to unknown and unknown relation, in that order. However, after applying the teaching sequence, the unknown relationship class was the one that showed the greatest increase in the number of correct answers. The analysis of the concepts presented by the students points to the use of the multiplication and division algorithms, followed by the use of the addition of repeated plots or successive subtractions.
Palavras-chave: Conceptual Field Theory
Multiplicative Field
Problem solving
Elementary School
Multiplicative Comparison
Teoria dos Campos Conceituais
Campo Multiplicativo
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Comparação Multiplicativa
Matemática – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: GOMES, Elohá Sheyla Vaz. Construção de conceitos matemáticos pertencentes ao campo multiplicativo em uma turma do oitavo ano. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17738
Data de defesa: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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