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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17740
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Não falo do lugar dos derrotados”: o Encontro de Saberes e suas potencialidades emancipatórias |
Título(s) alternativo(s): | “I do not speak of the place of the defeated”: the Meeting of Knowledge and its emancipatory potentialities |
Autor: | Fernandes, Lygia de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Segundo membro da banca: | Mello, Marisol Barenco de |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Quarto membro da banca: | Gomes, Nilma Lino |
Resumo: | O projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras” pode ser configurado como um movimento novo relacionado à vinda e à presença, na universidade, de mestres e mestras das mais variadas tradições de conhecimento não europeias e não ocidentais existentes no território brasileiro. Um movimento exigente por uma construção de uma nova gramática teórica capaz de explicar seus múltiplos sentidos e significados. Em vista disso, a partir dos saberes de mestres e mestras das expressões culturais negras e indígenas que participaram do projeto “Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense - UFF” e atividades correlatas, entre os anos de 2016 e 2017, o presente trabalho tem por objetivo compreender as potências e as potencialidades existentes nos atravessamentos, aproximações e vizinhanças entre diferentes compreensões de ser e estar no mundo. Esta pesquisa, construída no campo de estudo dos cotidianos, foi tecida na tentativa de compreender as tensões e as negociações étnico - raciais, políticas, sociais, éticas, estéticas e pedagógicas existentes entre os mais variados interlocutores e os mais diferentes tempos e espaços envolvidos. |
Abstract: | The "Meeting of Knowledge" project can be configured as a new movement related to the coming and the presence in the University of men and women masters of the most varied non-European and non-Western knowledge traditions existing in the Brazilian territory. A demanding movement for the construction of a new theoretical grammar able to explaining its multiple meanings. As a result, based on the men and women masters knowledge of black and indigenous cultural expressions that participated in the project "Meeting of Knowledge of/in UFF" and related activities, between the years 2016 and 2017, this work aims to understand the potencies and potentialities existing in the crossings, approximations and neighborhoods between different understandings of being and living in the world. This research, built in the field of study of daily life, was woven in an attempt to understand the tensions and ethnic, racial, political, social, ethical, aesthetic and pedagogical negotiations existing between the most various interlocutors and the most different times and spaces involved. |
Palavras-chave: | Educação Conhecimento Negros Indígenas Encontro de Saberes Produção de conhecimentos Populações negras e indígenas Meeting of Knowledge Knowledge production Black and indigenous populations |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERNANDES, Lygia de Oliveira. “Não falo do lugar dos derrotados”: o Encontro de Saberes e suas potencialidades emancipatórias. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17740 |
Data de defesa: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Lygia de Oliveira Fernandes - 2019 - Completa.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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