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Tipo do documento: Tese
Título: “Não falo do lugar dos derrotados”: o Encontro de Saberes e suas potencialidades emancipatórias
Título(s) alternativo(s): “I do not speak of the place of the defeated”: the Meeting of Knowledge and its emancipatory potentialities
Autor: Fernandes, Lygia de Oliveira 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Mello, Marisol Barenco de
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Gomes, Nilma Lino
Resumo: O projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras” pode ser configurado como um movimento novo relacionado à vinda e à presença, na universidade, de mestres e mestras das mais variadas tradições de conhecimento não europeias e não ocidentais existentes no território brasileiro. Um movimento exigente por uma construção de uma nova gramática teórica capaz de explicar seus múltiplos sentidos e significados. Em vista disso, a partir dos saberes de mestres e mestras das expressões culturais negras e indígenas que participaram do projeto “Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense - UFF” e atividades correlatas, entre os anos de 2016 e 2017, o presente trabalho tem por objetivo compreender as potências e as potencialidades existentes nos atravessamentos, aproximações e vizinhanças entre diferentes compreensões de ser e estar no mundo. Esta pesquisa, construída no campo de estudo dos cotidianos, foi tecida na tentativa de compreender as tensões e as negociações étnico - raciais, políticas, sociais, éticas, estéticas e pedagógicas existentes entre os mais variados interlocutores e os mais diferentes tempos e espaços envolvidos.
Abstract: The "Meeting of Knowledge" project can be configured as a new movement related to the coming and the presence in the University of men and women masters of the most varied non-European and non-Western knowledge traditions existing in the Brazilian territory. A demanding movement for the construction of a new theoretical grammar able to explaining its multiple meanings. As a result, based on the men and women masters knowledge of black and indigenous cultural expressions that participated in the project "Meeting of Knowledge of/in UFF" and related activities, between the years 2016 and 2017, this work aims to understand the potencies and potentialities existing in the crossings, approximations and neighborhoods between different understandings of being and living in the world. This research, built in the field of study of daily life, was woven in an attempt to understand the tensions and ethnic, racial, political, social, ethical, aesthetic and pedagogical negotiations existing between the most various interlocutors and the most different times and spaces involved.
Palavras-chave: Meeting of Knowledge
Knowledge production
Black and indigenous populations
Educação
Conhecimento
Negros
Indígenas
Encontro de Saberes
Produção de conhecimentos
Populações negras e indígenas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERNANDES, Lygia de Oliveira. “Não falo do lugar dos derrotados”: o Encontro de Saberes e suas potencialidades emancipatórias. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17740
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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