Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17748
Tipo do documento: Dissertação
Título: As relações cotidianas de aprendizado na NEJA: dialogando com os discentes da Rede Estadual do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The daily relationships of learning at NEJA: dialoguing with the students of the Rio de Janeiro State Network. Português (Brasil)
Autor: Almeida, Shirley Cristina Oliveira de 
Primeiro orientador: Brenner, Ana Karina
Primeiro membro da banca: Paiva, Jane
Segundo membro da banca: Andrade, Eliane Ribeiro
Resumo: O trabalho aqui apresentado almejava, inicialmente, conhecer a perspectiva dos alunos da NEJA Ensino Médio sobre seus currículos, a partir de suas experiências cotidianas na escola. Entretanto, atravessados pela SARS-COV-2, que provocou uma série de medidas sanitárias, os estudos passaram a ser remotos e as pesquisas sobre escola e seus sujeitos precisaram ser alteradas. Assim, somou-se à ideia inicial o registro das experiências desses estudantes de turmas de NEJA de uma escola estadual na Baixada Fluminense. A pesquisa traz relatos de discentes sobre a nova forma de realização de seus estudos, a adaptação a essa realidade e o que foi produzido de conhecimento longe das demarcações escolares presenciais. A partir dos textos desses aprendentes pudemos conhecer como esse período de aulas remotas foi visto e que mudanças foram necessárias para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de dois fomulários do Google Forms e, aproveitando trabalhos de Produção textual na disciplina de Português. Um ponto a ser ressaltado à guiza de conclusões é a importância que a escola pública assume para esses estudantes, que retornam à escola depois de um período afastado dela. Muitos, apesar dos percalços, acreditam que dar continuidade a seus estudos é a melhor saída para uma vida melhor.
Abstract: The work presented here aimed, initially, to know the perspective of NEJA High School students about their curricula, from their daily experiences at school. However, crossed by SARS-COV-2, which provoked a series of sanitary measures, studies became remote and research on schools and their subjects needed to be changed. Thus, the initial idea was added to record the experiences of these students from NEJA classes at a state school in Baixada Fluminense. The research brings reports from students about the new way of carrying out their studies, the adaptation to this reality and what was produced from knowledge far from classroom school demarcations. From the texts of these learners, we were able to know how this period of remote classes was seen and what changes were necessary to continue the teaching-learning process. Data collection was carried out using two Google Forms and taking advantage of Textual Production works in the Portuguese course. A point to be highlighted by way of conclusions is the importance that the public school assumes for these students, who return to school after a period away from it. Many, despite the mishaps, believe that continuing their studies is the best way out for a better life.
Palavras-chave: Pandemic
Youth and Adult Education
Remote teaching
Educação
Pandemia
Ensino remoto
Educação de Jovens e Adultos
Ensino remoto
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Shirley Cristina Oliveira de. As relações cotidianas de aprendizado na NEJA: dialogando com os discentes da Rede Estadual do Rio de Janeiro. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17748
Data de defesa: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Shirley Cristina Oliveira de Almeida - 2021 - Completa.pdf796,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons