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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17750
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Igreja Nossa Senhora do Desterro e Campo Grande: entre memórias e histórias |
Título(s) alternativo(s): | Nossa Senhora do Desterro Church and Campo Grande: between memories and stories |
Autor: | Almeida, Fernanda de Oliveira Felix de ![]() |
Primeiro orientador: | Leonardi, Paula |
Primeiro membro da banca: | Limeira, Aline de Morais |
Segundo membro da banca: | Orlando, Evelyn De Almeida |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto a Paróquia Nossa Senhora do Desterro, situada no Bairro de Campo Grande, município do Rio de Janeiro, e sua atuação e percepção local através de entrevistas e revisão bibliográfica. O presente trabalho está inserido na fase atual da pesquisa do Grupo de Estudos de História da Educação e Religião do Rio de Janeiro (GEHERRIO), que busca compreender a presença da Igreja Católica na cultura e suas marcas deixadas na cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para a construção de uma memória coletiva. Nesta pesquisa busco compreender, através de indícios, sinais, palavras, quando e como a Paróquia Nossa Senhora do Desterro foi criada ou implementada naquele espaço. Procuro, também, entender, por meio das disputas de memórias, qual o lugar da Paróquia no bairro e como foram e são desenvolvidas as experiências educativas e práticas sociais da igreja em Campo Grande e ainda, de que maneira essas experiências e práticas são percebidas/rememoradas por parte da população local. O trabalho apoia-se na concepção de história de Bloch (2001) e sua visão de como o historiador deve pesquisar e ampliar suas fontes, podendo se apropriar de conhecimentos de diferentes campos disciplinares, com a finalidade de estudar seu objeto a partir de diversos ângulos, sem, entretanto, esgotá-lo. O conceito de memória coletiva a partir de Halbwachs (1986), fenômeno que surge da interação social, e de educação da e pela memória, de Almeida (1993), auxiliarão nas análises. As práticas de pesquisa envolvem a pesquisa documental em arquivos públicos e privados, tendo como base a concepção ampliada do que se considera documento e de como analisá-lo. As entrevistas seguirão as propostas de Bourdieu (1993), que aponta para o estabelecimento de um vínculo que propicie um momento de conexão que traga mais liberdade e dinâmica de maneira a reduzir o desconforto natural de uma entrevista, sem questionamentos ou posições hierárquicas, sem juízos de valores, buscando uma interação que diminua as distâncias entre o entrevistador e o entrevistado em uma situação de empatia. |
Abstract: | This dissertation has as its object the Nossa Senhora do Desterro Parish, located in Campo Grande, municipality of Rio de Janeiro, and its performance and local perception through interviews and literature review. The present work is inserted in the current phase of the research of the Grupo de Estudos de História da Educação e Religião do Rio de Janeiro (GEHERRIO), which seeks to understand the presence of the Catholic Church in the culture and its marks left in the city of Rio de Janeiro, contributing to the construction of a collective memory. In this research I look forward to understand, through clues, signs, words and documentations, when and how the Nossa Senhora do Desterro Parish was created or implemented in that space. I also seek to understand, through disputed memories, what is the place of the Parish in the neighborhood and how the educational experiences and social practices of the church in Campo Grande were and are developed, and also, in what way these experiences and practices are perceived/remembered by the local population. The work is based on Bloch's (2001) conception of history and his vision of how the historian should research and broaden his sources, being able to appropriate knowledge from different disciplinary fields, in order to study his object from different angles, without, however, exhausting it. The concept of collective memory from Halbwachs (1986), a phenomenon that arises from social interaction, and of education of and through memory, from Almeida (1993), will aid in the analyses. The research practices involve documentary research in public and private archives, based on the expanded conception of what is considered a document and how to analyze it. The interviews will follow the proposals of Bourdieu (1993), which points to the establishment of a bond that provides a moment of connection that brings more freedom and dynamics in order to reduce the natural discomfort of an interview, without questioning or hierarchical positions, without judgments of values, seeking an interaction that reduces the distances between the interviewer and the interviewee in a situation of empathy. |
Palavras-chave: | Educação – Rio de Janeiro Paróquia Nossa Senhora do Desterro Igreja Católica Bairro de Campo Grande Memória. Educação Campo Grande’s neighbourhood Nossa Senhora do Desterro Parish Memory Catholic Church Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALMEIDA, Fernanda de Oliveira Felix de. Igreja Nossa Senhora do Desterro e Campo Grande: entre memórias e histórias. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17750 |
Data de defesa: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Dissertação - Fernanda de Oliveira Felix de Almeida - 2021 - Completa.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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