Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17762
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres negras na fotografia contemporânea [Ana Lira e Valda Nogueira]
Título(s) alternativo(s): Black women in contemporary photography [Ana Lira e Valda Nogueira]
Autor: Barbosa, Thaís Rocha 
Primeiro orientador: Castro, Maurício Barros de
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Resumo: Na história recente do Brasil, os avanços em termos de crescimento econômico, ampliação da escolaridade, redução da pobreza, resultantes de políticas sociais associadas à adoção de ações afirmativas, especialmente no campo da educação, produziram evidente melhoria nas condições de vida da população afro-brasileira. Contudo, as novas oportunidades que se abriram foram insuficientes para provocar uma significativa redução nas desigualdades raciais e de gênero. O racismo e o sexismo se combinam para delinear, na sociedade, visões que estereotipam e classificam as capacidades e atributos de mulheres negras, de modo a produzir condições diferenciadas de acesso a direitos e oportunidades. Na última década, artistas visuais negras têm conseguido maiores espaços para expor seus trabalhos no circuito da arte, porém, as narrativas hegemônicas na arte contemporânea, traçadas desde uma perspectiva eurocêntrica, refletem e reforçam relações assimétricas de poder. Neste sentido, esta dissertação apresenta a experiência de mulheres negras na fotografia contemporânea com a colaboração das fotógrafas Ana Lira e Valda Nogueira para tratar sobre a presença e representatividade destas artistas no circuito das artes visuais
Abstract: In the recent history of Brazil, advances in terms of economic growth, increased schooling, poverty reduction, resulting from social policies associated with the adoption of affirmative action, especially in the field of education, have produced a clear improvement in the living conditions of the Afro-Brazilian. However, the new opportunities opened up were insufficient to bring about a significant reduction in racial and gender inequalities. Racism and sexism combine to delineate, in society, visions that stereotype and classify the capabilities and attributes of black women, in order to produce differentiated conditions of access to rights and opportunities. In the last decade, black visual artists have achieved greater spaces to expose their works in the circuit of art, but the hegemonic narratives in contemporary art, drawn from a Eurocentric perspective, reflect and reinforce asymmetric relations of power. In this sense, this dissertation presents the experience of black women in contemporary photography with the collaboration of the photographers Ana Lira and Valda Nogueira to discuss the presence and representativeness of these artists in the circuit of the visual arts
Palavras-chave: Black women
Contemporary photography
Visual arts
Mulheres negras
Fotografia contemporânea
Artes visuais
Fotógrafos
Arte moderna – Brasil – Séc. XXI
Lira, Ana – Crítica e interpretação
Nogueira, Valda – Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: BARBOSA, Thaís Rocha. Mulheres negras na fotografia contemporânea [Ana Lira e Valda Nogueira]. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17762
Data de defesa: 17-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thaís Rocha Barbosa - 2019 - Completa.pdf3,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.