Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17765
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de numeramento: um estudo das concepções no curso de Formação de Professores
Título(s) alternativo(s): The concept of Numbering: a study of the conceptions of the students of a course of Pedagogy
Autor: Voto, Felipe Campos 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Santos, Sônia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Soares, Jurema Rosa Lopes
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar e analisar a potencialidade sobre as relações entre os conhecimentos numéricos que envolvem a pratica social e sua significação nas atividades escolares. O trabalho foi desenvolvido no Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade EaD, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, do Consorcio Cederj/UAB, em Angra dos Reis. Foi adotada uma abordagem de caráter qualitativo, interpretativa, descritiva e que resultou em uma pesquisa com referenciais teóricos, documental e da analise do desempenho dos sujeitos em algumas atividades exploratorias. Os sujeitos da pesquisa são graduandos e graduados do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa esta dividida em cinco partes. Na primeira, relacionada a introdução da pesquisa, foram apresentados: problema, objetivos, a estrutura do trabalho e a revisão de literatura. Ja no segundo e terceiro capítulos, empreendemos uma discussao teórica relacionada aos temas Formação de Professores, Letramento e sobre idéias importantes relacionadas ao conceito de Numeramento e a questões sociais pertinentes a ele. Na quarta e quinta, propomos uma ambientação com o cenário de investigação e seus sujeitos inscritos, apresentamos os procedimentos metodológicos empregados na pesquisa, bem como alguns resultados encontrados. Por fim, enunciamos a confrontação dos resultados das analises das coletas de dados com os referenciais tratados na pesquisa, apresentando assim as considerações do tema Numeramento na Formação de Professores.
Abstract: This research aims to investigate the work under development in the Pedagogy Course in Pedagogy modality EaD of the University of the State of Rio de Janeiro - UERJ, Consortium Cederj / UAB, in Angra dos Reis. A qualitative approach will be adopted and the methodology presents a bibliographical, documentary and analysis of the performance of the licenciandos in Pedagogy in some exploratory activities. The objective is to identify and analyze the conceptions of the students of the Teacher Training course on the concept of Numbering. The research is divided into four parts. In the first one, related to the introduction of the research, will be presented: problem, objectives, work structure and literature review. Already in the second and third chapters, we undertook a theoretical discussion related to the themes Teacher Training, Literature and on important ideas related to the concept of Numbering and social issues. In the fourth, we propose an ambiance with the research scenario and its enrolled subjects, we present the methodological procedures used in the research, as well as some results found. Finally, we state the comparison of the results of the analyzes of the data collections with the references treated in the research, thus presenting the considerations of the topic Numbering in Teacher Training.
Palavras-chave: Numbering
Teacher training
Mathematics teaching
Numeramento
Formação de professores
Ensino de matemática
Matemática – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: VOTO, Felipe Campos. O conceito de numeramento: um estudo das concepções no curso de Formação de Professores. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17765
Data de defesa: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Felipe Campos Voto - 2018 - Completa.pdf3,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.