Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17767
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção literária: tecer o imaginário, espaço preenchido da margem
Título(s) alternativo(s): Literary production: weave imaginary space filled margin
Autor: Almeida, Ligia Valadaresde 
Primeiro orientador: Andrade, Regina Glória Nunes
Primeiro membro da banca: Beyssac, Marie Louise Trindade Conilh de
Segundo membro da banca: Pádua, Elza Maria Rocha
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como a prática da produção literária interfere, positivamente, na trajetória de indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A investigação deu-se no Centro Cultural Cartola, situado na comunidade da Mangueira na cidade do Rio de Janeiro, espaço que favorece a experiência individual e social de crianças e jovens por meio de ferramentas pedagógico-culturais: dança, orquestra de violinos, música, capoeira, judô, balé, oficinas literárias de leituras e de composições de texto, que possibilitam a criação de valores culturais da comunidade e dos indivíduos pelo processo de identificação. A oficina “Produção Literária: Tecer o Imaginário” teve início em maio de 2011, com propostas de estímulo à criação e à leitura de textos ficcionais, possibilitando que a narrativa como um vetor de (re)construção do sujeito e do coletivo, sob o ponto de vista ético e estético. A fase investigativa constou de oficinas de literatura apresentadas de duas formas: Leitura e escrita em grupos – pequenos - ou individuais. O trabalho de campo da nossa pesquisa qualitativo-participativa requereu que fizéssemos um recorte espacial de nossa experiência, para que à partir dai pudéssemos inserir o recorte teórico que fosse factível ao nosso objeto de investigação. Importava a dinâmica da ação dos atores sociais. A pesquisa, estruturada sobre a ação, revelou-se detentora de inúmeras possibilidades onde o imaginário se apresenta. A interação por meio de falas que estimulam a imaginação e a reflexão exerce influência no grupo e no indivíduo na construção de si e de seu mundo. Como o objetivo da pesquisa não se adequava somente à prática oral, de contar e ouvir estórias, mas de estimular os atores à inventar e escrevê-las percebemos que este modo prevaleceu. Por exigência de que a criança dominasse de alguma forma essa modalidade, sobretudo porque o ato de escrever validava as histórias inventadas por elas e as dispostas por outras pessoas nos livros. Visto que oralidade pode dispersar a entrada da criança em seu mundo imaginário, tendo importância maior para crianças muito pequenas que não entraram ainda no mundo da linguagem. A maneira que conduzíamos a pesquisa era sempre no sentido de estimular o imaginário, capturando-o, e a partir disso inseri-lo no mundo da linguagem, da simbolização. Para Minayo (1992), “O método é o próprio processo do desenvolvimento das coisas...”. Nesse sentido, surgia, daquela prática, um texto/sujeito, cujas palavras eram um tronco donde se espalhavam uma infinidade de ideias criativas. O resultado da investigação constatou que a criação ficcional, estimula e desenvolve o imaginário e as representações simbólicas empobrecidas. Evidenciando o quanto é gratificante e prazeroso para crianças e jovens suas participações em atividade que fazem do campo educativo e terapêutico um “campo de aventura”. Observar o efeito reparador da literatura no individuo, e de consolo nos momentos de lutos e de crises de toda ordem foi evidente em situação fronteiriça, pelo uso do mundo interno dessa potente ferramenta psicopedagogica como fortalecimento psicoemocional.
Abstract: The aim of this study is to examine how the practice of literary interfere positively in the trajectory of individuals who are in a situation of social vulnerability. The research took place at the Centro Cultural topper, located in the community of the hose in the city of Rio de Janeiro, a space that fosters individual and social experience of children and young people through educational and cultural tools: dance, orchestra of violins, music, capoeira, judo, ballet, workshops, literary readings and text compositions, which enable the creation of cultural values of the community and the individuals through the process of identification. The workshop "Literary Production: Weaving the Imaginary" began in May 2011 with proposals to stimulate the creation and reading of fictional texts, allowing the narrative as a vector of (re) construction of the subject and the collective, under the ethically and aesthetic. The investigative phase consisted of workshops literature presented in two ways: Reading and Writing in groups - small - or individual. The field work of our qualitative research, participatory requested that we make a spatial area of our experience so that we could enter from there to the theoretical framework that was feasible our research object. Matter dynamics of the action of social actors. The research, structured on the action, proved holds numerous possibilities where imagination presents itself. The interaction through speech that stimulate the imagination and reflection influences the group and the individual in the building itself and its world. Since the goal of the research is not only suited to the practice of oral telling and listening to stories, but stimulate them to invent and write them realize that this mode prevailed. By requiring that the child somehow mastered this type, mainly because the act of writing the stories invented by validating them and arranged by others in books. Since orality can disperse the entry of the child in their imaginary world, with greater importance for very young children who have not yet entered the world of language. The way we conducted the research was always to stimulate the imagination, capturing it, and from that place it in the world of language, symbolization. To MINAYO (1992), "The method is the very process of development of things ...". In this sense, arose from that practice, a text / subject, whose words were a trunk from which spread a multitude of creative ideas. The result of the investigation found that the fictional creation, stimulates and develops the imaginary and the symbolic representations impoverished. Demonstrating just how rewarding and enjoyable for children and youth in their participation activity that make the educational and therapeutic one "adventure camp". Observe the repairing effect of literature on the individual, and consolation in times of grief and crises of all sorts was evident in border situation, the use of the internal world of this powerful tool Psychopedagogical as strengthening psycho.
Palavras-chave: Cultural topper
Literary Production
Symbolic Representation
Language
Identity
Psicologia e literatura
Imagem (Psicologia) na literatura
Identidade (Psicologia)
Centro Cultural Cartola
Produção Literária
Imaginário
Representação Simbólica
Linguagem
Identidade
Imaginary
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ALMEIDA, Ligia Valadares de. Produção literária: tecer o imaginário, espaço preenchido da margem. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17767
Data de defesa: 4-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ligia Valadares de Almeida - 2012 - Completa.pdf4,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons