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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17768
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Política também se aprende na escola”: a luta da E. M. Friedenreich pela sua permanência no Maracanã, Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | “Politics can also be learned at school”: the E.M. Friedenreich struggle for its permanence in Maracanã. Rio de Janeiro |
Autor: | Gomes, Guilherme Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Leticia de Luna |
Primeiro membro da banca: | Brum, Mario Sérgio Ignácio |
Segundo membro da banca: | Gomes, Priscila Ribeiro |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de mobilização coletiva da Escola Municipal Friedenreich para permanecer em seu local de origem, no bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, entre os anos 2009 e 2013. Inaugurada em 1965, a unidade de ensino, situada entre os estádios do Maracanã e do Maracanãzinho, tornou-se alvo dos projetos de remoções no contexto dos megaeventos esportivos na cidade nos anos 2000, em particular a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Dessa forma, buscamos compreender como a comunidade escolar conseguiu articular-se politicamente e construir um contradiscurso frente à ameaça de demolição e transferência da instituição para outro bairro, envolvendo sociedade civil, organizações não-governamentais e outros movimentos sociais, até obter um resultado exitoso no conflito. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se levantamento bibliográfico, jornalístico, audiovisual e documental, usando principalmente os arquivos da própria escola. A pesquisa nas redes sociais também contribuiu com imagens que ajudaram a materializar no texto o longo caminho de resistência da escola. Além disso, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 20 atores que participaram ativamente do processo, possibilitando o reconhecimento de fatos e detalhes que permanecem ativos na memória coletiva dos sujeitos que frequentam e frequentaram a E. M. Friedenreich. Analisando este vasto e diverso material, concluímos que a mobilização coletiva advinda do conflito com o Estado consistiu em um importante processo de aprendizagem e socialização política da comunidade escolar, repercutindo até hoje na construção da memória e da identidade da instituição e dos sujeitos. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the process of Friedenreich Municipal School’s collective mobilization to stay at its place of origin, located at Maracanã neighborhood. Opened in 1965, this teaching institution, located between the Maracanã and Maracanãzinho stadiums, was the target of a demolition plan in the context of 2000s mega-sporting events in Rio de Janeiro, in particular the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games. Thus, we seek to understand how the school’s community was able to articulate itself politically and build a counter discourse in facing the threat of demolition and its transfer to another neighborhood, involving civil society, non-governmental organizations and other social movements, until it obtained a successful resolution to the conflict. Methodologically, this research conducted bibliographical survey, social media, audiovisual and document analysis, mainly using the archives of the school itself. Through analysis of social platforms, its images helped to transpose onto paper the long journey of resistance endured by the school. In addition, semi-structured interviews were conducted with 20 individuals whom actively participated in the process, enabling us to recognize the facts and details that still remain active in the collective memory of each individual about the specific struggle. Examining this large and varied material, we conclude that the collective mobilization, due to the conflict with the State, consisted of an important learning process and political socialization inside the school’s community. This learning process and political socialization has had continual consequences in the construction of its memory and identity. |
Palavras-chave: | Escola Municipal Friedenreich Megaeventos esportivos Memória coletiva Mobilização coletiva Socialização política Sports mega-events Collective memory Collective mobilization Political socialization |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | GOMES, Guilherme Santos. “Política também se aprende na escola”: a luta da E. M. Friedenreich pela sua permanência no Maracanã, Rio de Janeiro. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17768 |
Data de defesa: | 26-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação Guilerme Santos Gomes - 2022 - Completa.pdf | 6,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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