Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17771
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por entre normas e “pegações” no Grindr: tecendo problematizações com homens gays sobre a constituição das masculinidades dissidentes na cibercultura
Título(s) alternativo(s): Entre normas y “enrollos” en Grindr: tejiendo problematizaciones con hombres gay ssobre la constitución de masculinidades disidentes en la cibercultura
Autor: Ruani, Ruann Moutinho 
Primeiro orientador: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Primeiro membro da banca: Amaro, Ivan
Segundo membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Terceiro membro da banca: Brito, Leandro Teofilo de
Quarto membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Resumo: Esta pesquisa investigou como homens gays que utilizam o Grindr produzem sentidos de masculinidades dissidentes. Para tanto, focalizo meus esforços investigativos em como as normas regulatórias de gênero e sexo agem na constituição das masculinidades de pessoas autoproclamadas gays que fazem uso do Grindr, aplicativo de namoro/“pegação” voltado para usuários do mesmo sexo que buscam se envolver sexual e/ou afetivamente. A pesquisa dialoga principalmente com os conceitos de (cis)heteronormatividade, masculinidade, gênero e sexualidade com base em uma perspectiva pós-estruturalista. A cartografia é o método adotado para a análise de perfis e interações com homens no Grindr; o procedimento metodológico privilegiado de interação com os sujeitos são as conversas online, que foram majoritariamente realizadas pelo WhatsApp. Ao longo do trabalho, reconheço os sujeitos como coautores no processo de produção de um conhecimento que é tecido no contexto das dinâmicas ciberculturais. Essas dinâmicas são ricas em experiências formativas do indivíduo, sobretudo quando pensamos em grupos sociais tradicionalmente excluídos de nossa sociedade, como as pessoas gays, que criam nestas redes outras oportunidades de sociabilidade e a constituição de novos aprendizados.Emboraos participantes da pesquisa vivenciem experiências sexuais dissidentes, o estudo aponta que esses usuários do Grindr também colocam em funcionamento e manutenção normas regulatórias de gênero/sexo para reforçar masculinidades que desqualificam determinadas formas de ser homem. Portanto, considero importante a desconstrução de certas visões de mundo que ainda hoje são reiteradas e que fortalecem os pilares que sustentam as (cis)heteronormas.
Abstract: Esta investigación has investigado cómo los hombres homosexuales que usan Grindr producen sentidos de masculinidad disidente. Por lo tanto, me centro en más investigaciones sobre cómo las normas reguladoras de género y sexo actúan sobre la constitución de las masculinidades de las personas que se dicen homosexuales quehacem uso del Grindr, una aplicación de "citas" dirigida a usuarios de mismo sexo que buscan Comprometerse sexual y / o afectivamente. La investigación dialoga principalmente con los conceptos de (cis) heteronormatividad, masculinidad, género y sexualidad desde una perspectiva postestructuralista. La cartografía es el método adoptado para analizar perfiles e interacciones con hombres en el Grindr; El procedimiento metodológico privilegiado para interactuar con sujetos en conversaciones en linea, que en su mayoría se realizan por WhatsApp. A lo largo del trabajo, reconozco a los individuos como coautores en el proceso de producción de conocimiento que se da en el contexto de la dinámica cibercultural. Estas dinámicas son ricas en las experiencias formativas del individuo, especialmente cuando pensamos en grupos sociales tradicionalmente excluidos de nuestra sociedad, como los gays, que crean en estas redes otras oportunidades de sociabilidad y constitución de nuevos aprendizajes. Si los participantes en la investigación experimentan experiencias sexuales disidentes, el estudio indica que estos usuarios de Grindr también se ponen en funcionamiento y mantienen normas reguladoras de género / sexo para reforzar masculinidades que descalifican ciertas formas de ser hombre. Por ello, considero importante deconstruir ciertas visiones del mundo que se reiteran y que fortalecen los pilares que sustentan las (cis) heteronormas.
Palavras-chave: Conversaciones en línea
(Cis)Heteronormatividad
Masculinidades
Cibercultura
Conversas online
(Cis)Heteronormatividade
Grindr
Redes sociais on-line
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: RUANI, Ruann Moutinho. Por entre normas e “pegações” no Grindr: tecendo problematizações com homens gays sobre a constituição das masculinidades dissidentes na cibercultura. 2021. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17771
Data de defesa: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ruann Moutinho Ruani - 2021 - Completa.pdf2,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.