Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17775
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenho universal para aprendizagem e as rodas de conversas : uma contribuição para aulas mais inclusivas
Título(s) alternativo(s): Universal design for learning and conversation circles : a contribution to more inclusive classes
Autor: Querido, Valéria do Nascimento 
Primeiro orientador: Baião, Jonê Carla
Primeiro membro da banca: Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
Segundo membro da banca: Silva Junior, Jonas Alves da
Resumo: A presente pesquisa é um estudo de natureza bibliográfica que discute o Desenho Universal para Aprendizagem e suas contribuições para tornar as salas de aula comuns mais inclusivas. Para isso, foi feito um levantamento, priorizando, os trabalhos desenvolvidos no Brasil. Entre as diversas atividades desenvolvidas, as rodas de conversas são as estratégias que ganham relevo no texto, pois possibilitam aplicar o pensamento de Paulo Freire, educador que defende em suas obras a importância do diálogo, da autonomia, da liberdade, da criticidade. O escrito discorre também sobre a minha trajetória como criança e aluna no período da Ditadura, universitária atuante no movimento estudantil e professora da escola pública.
Abstract: This research aims to verify to what extent the Universal Design for Learning can be a contribution to making classrooms more inclusive, that is, everything for everyone. Having as main strategy the conversation circles, which intends to apply the thought of Paulo Freire that has as its premise education as a practice of autonomy, freedom, and criticality. The text also discusses my trajectory as a student during the dictatorship, student movement activist and public-school teacher. And this is based on the importance of having the voice heard by adults as a child.
Palavras-chave: Universal design for learning
Conversation circles
Education for all
Desenho universal para aprendizagem
Rodas de conversa
Educação para todos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: QUERIDO, Valéria do Nascimento. O desenho universal para aprendizagem e as rodas de conversas : uma contribuição para aulas mais inclusivas. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17775
Data de defesa: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Valéria do Nascimento Querido - 2021 - Completa.pdf822,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.