Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17775
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O desenho universal para aprendizagem e as rodas de conversas : uma contribuição para aulas mais inclusivas |
Título(s) alternativo(s): | Universal design for learning and conversation circles : a contribution to more inclusive classes |
Autor: | Querido, Valéria do Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | Baião, Jonê Carla |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Segundo membro da banca: | Silva Junior, Jonas Alves da |
Resumo: | A presente pesquisa é um estudo de natureza bibliográfica que discute o Desenho Universal para Aprendizagem e suas contribuições para tornar as salas de aula comuns mais inclusivas. Para isso, foi feito um levantamento, priorizando, os trabalhos desenvolvidos no Brasil. Entre as diversas atividades desenvolvidas, as rodas de conversas são as estratégias que ganham relevo no texto, pois possibilitam aplicar o pensamento de Paulo Freire, educador que defende em suas obras a importância do diálogo, da autonomia, da liberdade, da criticidade. O escrito discorre também sobre a minha trajetória como criança e aluna no período da Ditadura, universitária atuante no movimento estudantil e professora da escola pública. |
Abstract: | This research aims to verify to what extent the Universal Design for Learning can be a contribution to making classrooms more inclusive, that is, everything for everyone. Having as main strategy the conversation circles, which intends to apply the thought of Paulo Freire that has as its premise education as a practice of autonomy, freedom, and criticality. The text also discusses my trajectory as a student during the dictatorship, student movement activist and public-school teacher. And this is based on the importance of having the voice heard by adults as a child. |
Palavras-chave: | Desenho universal para aprendizagem Rodas de conversa Educação para todos Universal design for learning Conversation circles Education for all |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | QUERIDO, Valéria do Nascimento. O desenho universal para aprendizagem e as rodas de conversas : uma contribuição para aulas mais inclusivas. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17775 |
Data de defesa: | 27-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Valéria do Nascimento Querido - 2021 - Completa.pdf | 822,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.