Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17785
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma sequência didática sobre sistema reprodutor, construída para uma abordagem investigativa no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A didactic sequence on the reproductive system, built for an investigative approach in high school |
Autor: | Silva, Andreia Tavares da ![]() |
Primeiro orientador: | Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Siqueira, Andrea Spinola de |
Segundo membro da banca: | Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de |
Terceiro membro da banca: | Müller, Yara Maria Rauh |
Resumo: | O número crescente de jovens com infecções sexualmente transmissíveis e gravidez precoce tem aumentado. Nas escolas da rede pública, esse fato tem como consequência, o abandono da escola. Nota-se o grande interesse dos alunos do ensino médio pela temática corpo humano, sistema reprodutor humano e os temas correlatos. No entanto, o tempo disponibilizado para aulas de biologia e a abordagem tradicional não permitem atender às indagações dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi construir uma sequência didática, com a participação dos estudantes, tornando a aprendizagem, sobre sistema reprodutor humano, significativa e aplicável ao cotidiano. Para tal, foram investigadas as concepções prévias e as dúvidas dos estudantes sobre o sistema reprodutor e o autocuidado; foram desenvolvidas atividades baseadas na construção de mapa conceitual, pesquisa, seminário, debate, produção de material didático e autoavaliação. O levantamento de dúvidas, depositadas na caixa de curiosidades, de forma anônima, motivou a adesão dos estudantes e facilitou o desenvolvimento de outras atividades. As respostas às indagações apareceram em seguida, em aula dialogada e no debate estabelecido. A criação de mapas conceituais individuais mostrou pouco conhecimento sobre anatomia e fisiologia, principalmente do sistema reprodutor masculino. No entanto, após as atividades de pesquisa e seminário, os mapas conceituais construídos em grupo revelaram o salto no conhecimento que foi estabelecido, em todas as quatro turmas participantes da pesquisa. A produção de materiais didáticos e apresentação em sala e em exposição da escola mostraram o comprometimento dos estudantes e a adoção de nova postura, em relação às questões de maior dúvida e interesse. Por fim, a autocorreção de questionário realizado na primeira etapa da pesquisa foi a certificação que o objetivo principal foi alcançado e, a proposta permitiu o estabelecimento de aprendizagem significativa da temática. Portanto, a proposta induziu ao domínio do conhecimento científico sobre sistema reprodutor e autocuidado, permitindo aos estudantes adotarem condutas que minimizem situações adversas e não desejadas, como a gravidez precoce e as infecções sexualmente transmissíveis |
Abstract: | The growing number of young people with sexually transmitted infections and early pregnancy has increased. In public schools, this fact has the consequence of dropping out of school. Note the high interest of high school students in the theme of the human body, human reproductive system and related themes. However, the time available for biology classes and the traditional approach do not allow students to answer questions. Thus, the objective of this research was to build a didactic sequence, with the participation of students, making learning about the human reproductive system meaningful and applicable to everyday life. To this end, the students' previous conceptions and doubts about the reproductive and self-care system were investigated; activities were developed based on the construction of a conceptual map, research, seminar, debate, production of didactic material and self-assessment. The raising of doubts, deposited in the curiosity box, anonymously, motivated the students' adhesion and facilitated the development of other activities. For, the answers to the questions appeared next, in a dialogue class and in the established debate. The creation of an individual concept map showed little knowledge about anatomy and physiology, mainly of the male reproductive system. However, after the research activity and seminar, concept maps built in groups revealed the leap in knowledge that was established in all four classes participating in the research. The production of didactic resources and presentation in the classroom and on display at the school showed the commitment of the students and the adoption of a new posture in relation to the questions of greatest doubt and interest. Finally, the self-correction of a questionnaire carried out in the first stage of the research was the certificate that the main objective was achieved, and the proposal allowed the establishment of significant learning on the subject. Therefore, the proposal led to the domain of scientific knowledge about the reproductive and self-care systems, allowing students to adopt behaviors that minimize adverse and unwanted situations, such as early pregnancy and sexually transmitted infections |
Palavras-chave: | Biologia – Estudo e ensino Autocuidado Gravidez precoce Aprendizagem significativa Educação sexual Adolescentes Gravidez na adolescência Genitália Self-care Early pregnancy Meaningful learning Sexual education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SILVA, Andreia Tavares da. Uma sequência didática sobre sistema reprodutor, construída para uma abordagem investigativa no ensino médio. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17785 |
Data de defesa: | 28-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Andreia Tavares da Silva - 2020 - Completa.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.